FALTA POUCO!

Dias:
:
Horas:
:
Min:
:
Seg:

Vem aí a 18ª Romaria do
Terço dos Homens

Vem aí a 18ª Romaria do Terço dos Homens

Notícias

Sinodalidade: a comunicação na era da inteligência artificial

Diante do avanço da inteligência artificial, a Igreja reforça a importância de uma comunicação que preserve a dignidade humana.

Escrito por Laís Silva

30 JAN 2026 - 15H25 (Atualizada em 30 JAN 2026 - 15H51)

Farknot Architect / Adobe Stock

Em um mundo em que a inteligência artificial vem tomando cada vez mais o espaço de pessoas; opiniões reais e até da maneira de se pensar e se comunicar verdadeiramente tem se tornado um desafio.

Se pensarmos que a comunicação é essencial na vida humana e espiritual, devemos logo ter a certeza de que é preciso ter responsabilidade ao nos comunicar.

Papa Leão XIV lançou na última semana a mensagem para o 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o título “preservar vozes e rostos humanos”, e esse tema vem em um momento muito oportuno quando o uso da IA tem se tornado excessivo no cotidiano de muitas pessoas.

A Igreja Católica busca cumprir o chamado para viver em sinodalidade e nesse caminho é necessário dar vários passos que nos unem como Igreja, entre eles a comunicação sinodal, que busca “dar espaço à participação, preservando vozes e rosto”.

Uma comunicação que busca ouvir cada pessoa com atenção e empatia, garantindo espaço para que todos participem e sejam verdadeiramente escutados.

Um exemplo dessa comunicação é o podcast “No coração da esperança”, criado pela Rede Sinodal em Portugal. Ele reúne, de forma inédita, vários meios católicos e conta com um espaço no Vatican News.

Entre os entrevistados que já passaram por lá, está a médica Sílvia Monteiro, que falou sobre a necessidade de uma comunicação baseada em testemunhos de vida.

Acho que todos, em conjunto, precisamos de melhorar a nossa comunicação. Para isso, precisamos de novas linguagens, novas estratégias. Precisamos de novos testemunhos de vida, muito inseridos no mundo de hoje, para podermos então, no fundo, comunicar de uma forma apaixonada as maravilhas do amor de Deus para nós. Penso que a nossa comunicação tem que, de alguma forma, tocar diretamente a vida concreta das pessoas. Não podemos falar para o abstrato. É fundamental ir ao concreto da vida.”

É fundamental que os cristãos tenham responsabilidade no ato de se comunicar, principalmente quando se trata do uso constante da tecnologia. O saudoso Papa Francisco, afirmou na cúpula do G7, em 2024, que a IA representa uma transformação histórica para a humanidade, mas alertou sobre a necessidade de uma supervisão e consciência para “preservar a vida e a dignidade humana”.

Esse também é um pedido do Papa Leão XIV, que encerra a mensagem o 60º Dia ds comunicações sociais com uma exortação.

É necessário que o rosto e a voz voltem a dizer a pessoa. É necessário preservar o dom da comunicação como a mais profunda verdade do ser humano, para a qual também se deve orientar toda a inovação tecnológica.”


add_circle Saiba mais sobre sinodalidade, acessando a12.com/sinodalidade

Fonte: Vatican News, Vatican Media,

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...