Por Júnior Campos - Músico Em Música

Regência com o olhar e gestual

 

Coral na comunidade - 640.jpg
Na tarefa de dirigir um coro ou orquestra, o regente precisa dar vida a partitura e para isso ele precisa se expressar de diversas formas e usar sinais como o olhar, os movimentos, a postura, gestos... Tudo isto é necessário para ser um bom regente ou dirigente do canto. Isso é por demais importante porque é a partir dos gestos que tiramos os sons. Podemos perguntar: Como isso é possível? O que o gesto interfere no canto?        

Vejamos o vídeo de Gustavo Dudamel Ramírez um maestro e violinista venezuelano. Atualmente, é o maestro principal da Orquestra Sinfônica de Gotemburgo, Suécia, e diretor musical da Orquestra Filarmônica de Los Angeles, Estados Unidos.

Neste vídeo vemos uma grande expressão de movimentos e sinais necessários para esta peça em particular. Mas vemos nitidamente o olhar do maestro para os integrantes da orquestra como também a orquestra com os olhares na partitura e nos movimentos do maestro. Veja como é importante a comunicação.

{

Olhar do Maestro

O “OLHAR” do maestro voltado para os músicos deve ser um olhar fixo, compenetrado, atencioso, brilhante. Deve passar segurança ao seu grupo e traduzir em gestos a emoção. Não pode ser um olhar distraído, distante, desatento mas deve ser um olhar encorajador, e tranquilizador. Como diz o ditado "os olhos são a janela do coração"

Não é dando braçadas ou mexendo a mão de qualquer jeito, sem uma lógica, que o regente vai conduzir um grupo, ele deve ter em mente todas as expressões que traduzem a peça que está regendo. O coro e os instrumentistas precisam entender os movimentos que são informações emitidas pelo regente.

{

Gestos

Com a mão direita conduz-se com leveza e pulsação da música, porém o regente não é um metrônomo ambulante que fica apenas marcando o tempo, pois através de seus gestos bem colocados ele molda o som de seu grupo. Com a mão esquerda faz-se a dinâmicas de entradas, de convite, finalização e outros. Porem, são gestos mais maleáveis que darão uma roupagem especial na música executada.

Isto nos faz lembrar que os gestos e movimentos devem surgir de um processo de imaginação, para que aconteça uma projeção do som que queremos ouvir. Quando imaginamos o som, transformamos a imagem em gestos e movimentos. Os músicos os interpretam e transformam os gestos em sons, obedecendo o regente. Mas para que isso aconteça, faz-se necessário que o regente seja muito claro quanto ao que deseja expressar e que os músicos entendam o que foi expresso em movimentos. Dai, a necessidade de haver grande afinidade entre o regente e os músicos.


junior_camposMilton Campos Junior (Junior Campos) 

nasceu em Guaratinguetá (SP) no ano de 1990. Músico por vocação. Desde 2008 é organista e cantor no Santuário Nacional. Dedica-se a música litúrgica e ao canto coral. Adquiriu conhecimentos sobre o canto coral e regência no FUNARTE (Fundação Nacional de Artes) e em cursos de especialização. É Regente do coral Nossa Senhora Aparecida da Paróquia de Aparecida (SP) desde 2010. Atua em casamentos, assessora encontros e assembleias de música litúrgica e canto pastoral nas comunidades, paróquias e dioceses. Intérprete de diversas canções e produtor de vários trabalhos fonográficos.  

                                                                                                                                                                                        facebook_logo

 

 

 

Saiba mais:
Como formar e organizar um coral na sua comunidade
Regência 
A Visibilidade e cuidado com o nosso vestuário
A importância do dirigente do canto
O melhor de nós e o estrelismo...
Preparando o ensaio...

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Júnior Campos - Músico, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.