Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

15 dias de oração com São João da Cruz e a via contemplativa

Escrito por Giovana Marques

18 DEZ 2025 - 08H12 (Atualizada em 18 DEZ 2025 - 08H36)

Imagem IA

A Igreja possui muitas figuras místicas que podem nos ensinar sobre uma vida mais íntima com Deus, ou seja, viver o transcendente no cotidiano “entrando de cheio na esfera do divino”.

Dentre essas pessoas estão muitos santos como São João da Cruz. Ele foi um mestre da contemplação mística que deixou uma pedagogia profunda, clara e compreensiva sobre a caminhada espiritual.

E para te ajudar a conhecer mais a vida e espiritualidade deste santo, o portal A12 apresenta uma obra, em parceria com a Editora Santuário, escrita por Frei Patrício Sciadini, O.C.D., chamada “Em oração com São João da Cruz”.

O livro propõe 15 dias de oração com o místico para ir mais “adentro”, deixando-se ser conduzido pelo Espírito Santo e, como afirma o autor, tirar todos os ciscos para que possamos ver com clareza.

A oração contemplativa é para mim?

Sim, a oração contemplativa é para todos, não é um dom exclusivo dos místicos. Você pode ficar na dúvida e receoso de tentar viver uma experiência de oração diferente da que está acostumado, mas é importante saber que não é algo difícil e é para todos.

Em uma de suas audiências, o Papa Francisco afirmou que a oração contemplativa é o olhar fixo em Jesus, é “olhar para Ele e deixar ser olhado por Ele”. Você deixa ser envolvido por um olhar de Amor. Ele ainda acrescentou:

"Não são necessárias muitas palavras; basta um olhar, com a convicção de que a nossa vida está circundada por um amor grande e fiel, do qual nada e ninguém poderá separar-nos. Jesus foi mestre deste olhar contemplativo, cujo segredo era a relação com seu Pai do Céu".

“Buscai lendo e encontrareis meditando”

O autor destaca a frase “buscai lendo e encontrareis meditando; batei orando e abrir-se-vos-ão” para convidar você a seguir São João da Cruz, a quem a Igreja faz memória no dia 14 de dezembro, por quinze dias de oração.

Confira a seguir um pequeno trecho retirado da obra, lido pelo missionário redentorista, Pe. Alberto Pasquoto, C.Ss.R.:

“Teremos a alegria de especialmente nos deixar amar e conduzir pelo Espírito Santo, que, sendo fogo, purifica os nossos sentidos de toda fragilidade humana e de todo pecado que tanto nos atrapalham”.

Adquira o livro da Editora Santuário clicando abaixo:

Adquirir o Livro

add_box 10 Santos que inspiram a vida contemplativa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...