Entre os inúmeros Santos que há na Santa Igreja, alguns são considerados místicos, pois viveram uma vida contemplativa, ou seja, voltada para o silêncio, oração e um cultivo maior da vida interior e de intimidade com Deus. Leia MaisRosário: caminho de contemplaçãoContemplação, pureza e testemunho: As três virtudes dos pastorinhos de FátimaMaria - Oração é contemplação
Por isso, separamos uma lista com 10 Santos que trazem ensinamentos que podem inspirar reflexão e a nossa espiritualidade, por meio da vida a que aderiram.
1. São Bento de Núrcia
Fundador da Ordem dos Beneditinos e autor da Regra de São Bento, estabelece um equilíbrio harmonioso entre oração, trabalho e estudo na vida monástica. “Ora e trabalha”
2. Santa Teresa de Ávila
Reformadora das Carmelitas e autora de clássicos místicos como “O Castelo Interior,” Santa Teresa oferece um guia para a vida de oração profunda e união com Deus. “Nada te perturbe, nada te espante, Tudo passa, Deus não muda, A paciência tudo alcança; Quem a Deus tem, Nada lhe falta: Só Deus basta.”
3. São João da Cruz
Colaborador de Santa Teresa na reforma do Carmelo, conhecido por suas obras místicas, incluindo “A Noite Escura da Alma,” que exploram a purificação espiritual e a união com Deus. “A alma que caminha no amor não se cansa.”
4. São Bernardo de Claraval
Reformador cisterciense e teólogo, São Bernardo escreveu sobre o amor de Deus e a vida contemplativa, influenciando profundamente a espiritualidade medieval. “Recorre a Maria! Sem a menor dúvida eu digo, certamente o Filho atenderá sua mãe.”

5. Santa Catarina de Sena
Doutora da Igreja, Santa Catarina é conhecida por suas visões e diálogos com Deus, e por seu papel ativo na reforma e aconselhamento da Igreja. “A providência divina jamais falta ao homem em nada, sob a condição de que ele a aceite.”
6. São Bruno
Fundador da Ordem dos Cartuxos, São Bruno é um exemplo de vida eremítica e contemplativa, combinando isolamento e comunidade na busca por Deus. “O proveito e a alegria que a solidão e o silêncio do ermo trazem a todos os que O amam, só aqueles que tiveram a experiência, podem apreciar.”
7. Santa Teresinha do Menino Jesus
Conhecida como a “Pequena Flor,” Santa Teresinha viveu uma vida de simplicidade e amor profundo a Deus, deixando um legado de espiritualidade acessível através de sua “pequena via.” “O que me impulsiona a ir para o céu é o pensamento de poder ascender no amor de Deus uma multidão de almas que o louvarão eternamente.””
8. Santo Antão do Deserto
Considerado o pai do monasticismo cristão, Santo Antão viveu uma vida de ascetismo no deserto, atraindo seguidores pela sua devoção e sabedoria espiritual.
“A gratidão e a conduta virtuosa são os frutos do homem que mais agradam a Deus. Ora, os frutos da terra não amadurecem em uma hora: é preciso tempo, a chuva, cuidados. Da mesma forma, os frutos do homem não brilham senão pela ascese, o estudo, o tempo, a perseverança, a obstinação e a paciência.”
9. Santa Hildegarda de Bingen
Mística, teóloga e visionária, Santa Hildegarda contribuiu significativamente para a teologia, a música e a ciência, oferecendo uma visão holística da espiritualidade.
“Deus, que fez todas as coisas por um ato de sua vontade e as criou para tornar conhecido e honrado o seu nome, não se contenta em mostrar através do mundo apenas o que é visível e temporal, mas manifesta nele aquelas realidades que são invisíveis e eternas. Isto é o que me foi revelado.”
10. São Serafim de Sarov
Monge ortodoxo russo, São Serafim é conhecido por sua vida de oração, ascetismo e milagres, enfatizando a importância da alegria e do Espírito Santo. “Alegria não é pecado. Ela afugenta o cansaço, que pode se transformar em desânimo; e não há nada na vida pior do que o desânimo.”
movie_filter Essas histórias você poderá acompanhar também no documentário “Livre - Duc in Altum” com estreia marcada para o próximo mês de agosto, nos cinemas. Fique conectado aqui no A12 e saiba mais sobre essa estreia!
Fonte: Kolbe Arte
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.