Notícias

Dom Sérgio fala da missão em estar no Conselho de Cardeais

Arcebispo primaz do Brasil foi escolhido em março para auxiliar o Papa Francisco em sua gestão

Escrito por Isabela Araujo

07 MAR 2023 - 11H25 (Atualizada em 28 ABR 2023 - 11H59)

CNBB

Leia MaisNovo regimento da CNBB é aprovado na Assembleia Geral dos Bispos Leigos e leigas poderão votar no Sínodo dos Bispos

No dia 7 de março, o Papa Francisco nomeou novos membros para o Conselho de Cardeais, chamado de C9, por ser composto por nove cardeais de confiança do Santo Padre, que o auxiliam na gestão da Igreja e também estudam o projeto de revisão da Cúria Romana.

Entre os nove novos membros está o Arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, Cardeal Sergio da Rocha, que durante a 60ª Assembleia Geral dos Bispos brasileiros esteve presente na primeira reunião do organismo, realizada no Vaticano entre 24 e 25 de abril.

O Cardeal relata que sua escolha para o Conselho é uma missão que exige muita responsabilidade, se tornando um grande serviço prestado à Igreja.

“De fato, desde o primeiro momento em que recebi esse comunicado, me coloco a serviço efetivamente e espero estar sendo um servidor da Igreja quando participo dessas reuniões”, disse.

O Arcebispo primaz do Brasil nos informa do caminho sinodal muito presente nesse Conselho, a partir do que o Papa propõe como uma Igreja de missão, comunhão e participação de todos.

"A sinodalidade pressupõe sempre esse espaço de diálogo, de corresponsabilidade, de discernimento conjunto, uns à escuta dos outros e todos à escuta do Sucessor de Pedro, e junto com o sucessor de Pedro à escuta do Espírito Santo”.

CNBB
CNBB


E como um dos principais pontos da Sinodalidade, o Cardeal elogia o Papa Francisco como um exemplo extraordinário de diálogo e de escuta

"O diálogo supõe escutar e aprender com o outro e reconhecer seus valores. A atitude do Santo Padre de escuta é muito generosa e ele vê o conselho não apenas como uma instância mas um espaço de diálogo com o Papa”, disse.

Dom Sérgio revela que deseja continuar levando ao Conselho as alegrias, dores e preocupações da América Latina.

"Espero contribuir sempre mais nesse Conselho de Cardeais a partir de nossa vivência eclesial, a partir da missão em América Latina, naturalmente sempre atento aos desafios, mas também levando nossos valores, nossa experiência”.

Também fazem parte do novo Conselho os cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai; Seán Patrick O'Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Québec e Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo.

Thiago Leon.
Thiago Leon.


Dom Sérgio da Rocha

Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Dobrada, Sérgio iniciou sua ordenação Diaconal em Matão e, no mesmo ano, em 1984, se tornou padre.

Dezessete anos depois, e 2001, Sérgio foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE) e, no mesmo ano, recebeu sua Ordenação Episcopal, em que assumiu o lema “Omnia in caritate” (Tudo na Caridade – 1Cor 16, 14).

Passou pela Arquidiocese de Teresina (PI), seguida pela de Brasília (DF), até a que está atualmente, de Salvador (BA), como Primaz do Brasil, eleito em 11 de março de 2020.

.:: CNBB divulga tradicional Mensagem ao Povo Brasileiro

Fonte: Vatican News e Arquidiocese de Salvador

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...