A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve o seu estatuto instaurado no dia 8 de dezembro de 2022, onde foi elaborado o documento que reflete o rosto da Igreja no Brasil e favorece a atualização da estrutura e do funcionamento para os dias de hoje, contemplando os critérios da sinodalidade e da missão, e também dos eixos de formação integral, comunicação e diálogo estratégico com a sociedade.
Leia MaisConheça a nova presidência da CNBB Os 70 anos da CNBB através de 60 Assembleias GeraisA partir da confirmação do Estatuto, conforme previsto em suas “Disposições finais e transitórias”, a CNBB determinou o prazo de um ano para elaborar e aprovar o seu novo regimento interno, que foi uma das principais pautas desta 60ª Assembleia Geral.
Na última quarta-feira (26), o episcopado brasileiro, depois de avaliar as emendas apresentadas, aprovou o regimento por unanimidade, que depois foi assinado pelo presidente da entidade, Dom Walmor Azevedo, e reconhecido como documento oficial da CNBB.

O novo regimento cuida dos detalhes mais operacionais, tendo o papel de apontar para a aplicação do Estatuto. Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto (SP), que presidiu a Comissão de Elaboração do Estatuto e também do regimento, falou que o documento é fruto de um caminho que iniciou com a escuta dos diversos setores e departamentos da sede da Conferência, onde tudo acontece.
"O Regimento seguiu o mesmo esquema do Estatuto Canônico: com o mesmo número de capítulos, com as seções, com o mesmo esquema, porque o Regimento é a aplicação do Estatuto”.
Dom Moacir agradeceu a todos os que trabalharam tanto no Estatuto e quanto no Regimento e aos bispos que acolheram e aprovaram os dois documentos, que passam a reger a CNBB nos próximos anos.
O Arcebispo de Ribeirão Preto deu mais detalhes a respeito do regimento interno para a TV Aparecida:
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.