Notícias

Arquidiocese de Aparecida realiza live sobre Junho Verde

A intenção é falar sobre as ações e reflexões da Igreja a respeito da ecologia integral

Escrito por Laís Silva

13 JUN 2023 - 11H52 (Atualizada em 13 JUN 2023 - 13H05)

Chayanuphol / Shutterstock

Nesta quarta-feira (14), a Arquidiocese de Aparecida vai realizar uma live, às 20h, com o Padre Aloísio Mota, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Aparecida, e Washinton Agueda, coordenador da Pastoral da Ecologia Integral.

A transmissão acontece nos canais do Youtube e Facebook da Paróquia São Pedro Apostolo de Guaratinguetá e conjunto da Web TV Frei Galvão, com o objetivo de fomentar a Campanha Junho Verde, e convidar leigos e leigas a participarem ao vivo com seus comentários. Leia MaisSaiba como as ações da Igreja ajudam a preservar o meio ambiente Como os papas lidaram com a questão do meio ambiente?

Padre Aloísio Mota explica que a ideia de fazer uma live sobre o Junho Verde surgiu do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, por incentivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), depois que este processo foi sancionado na Câmara e no Senado.

Esta lei alterou a política nacional de educação ambiental e transforma este mês de junho no mês temático, e a live faz parte das atividades celebrativas. O objetivo desse mês é, justamente, desenvolver o entendimento da população acerca da importância da conservação dos ecossistemas naturais, de todos os seres vivos e do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais”.

Ele explica que essas atividades e ações vão ao encontro da Carta Encíclica, Laudato Si', escrita pelo Papa Francisco em 2015, onde ele destaca ações e a urgência do cuidado com a nossa Casa Comum.

“E também é o fruto do que nós estamos como Igreja refletindo ano após ano. Queremos uma ecologia integral fruto de uma conversão integral da pessoa. Então esta live é para justamente as Paróquias, os Arquidiocesanos, os leigos e leigas, de maneira geral estarem cientes da preocupação da Igreja com o cuidado com a Casa Comum, que e na verdade é o cuidado com o ser humano. A igreja é mãe e mestra da humanidade”.

O padre lembra que o papel da Igreja quando se trata de ecologia é diferente, mas ao mesmo tempo é bem unido com as ações civis e com todas as entidades civis. É unido porque buscam os mesmos ideais de cuidados e ações para a preservação da natureza, mas é diferente porque buscam a conversão integral do ser humano.

“É diferente, porque o nosso âmbito surge no âmbito da conversão integral uma pessoa que está em processo de conversão pessoal, de encontro com Cristo. A pessoa que está encontrando o próximo, encontrando Deus e está também encontrando a natureza e o bem estar. Isso é importantíssimo para nós, é de singular importância. A degradação da natureza também é reflexo da degradação e da desintegração da pessoa. O que nós buscamos é a conversão integral”.

Arquidiocese de Aparecida
Arquidiocese de Aparecida


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...