No fim da Missa de Corpus Christi, no dia 16 de junho, Dom Orani Tempesta, arcebispo da cidade do Rio de Janeiro (RJ), assinou uma carta pastoral anunciando que será realizado 3 a 7 de setembro de 2022 o Congresso Eucarístico, celebrando os 100 anos da primeira edição do encontro.
Leia MaisAstronauta revela ter recebido Eucaristia no espaço O que diz Santo Ambrósio sobre a Eucaristia “O Congresso de 1922 teve de fato uma repercussão nacional! Ainda hoje, podemos encontrar na biblioteca da arquidiocese as cartas de agradecimento e incentivo por parte dos bispos autoridades e outras personalidades, bem como registros do apoio e das iniciativas pastorais das dioceses em relação ao Congresso. A sua realização compreendeu cerimônias solenes (atos de piedade – exposição, procissão e bênção do Santíssimo Sacramento e de culto – missas) e sessões de estudos para padres e leigos.”, disse Dom Orani.
O evento irá acontecer no marco dos 200 anos da independência do Brasil e, por esta ocasião, será celebrada Missa Solene no Cristo Redentor, com a consagração do país ao Coração Eucarístico de Jesus. O tema do congresso será “Eucaristia, alimento da unidade, de esperança e de fraternidade”. E a motivação bíblica será a mesma do congresso de 1922: “E Jesus percorria toda a Galileia… curando todas as enfermidades e doenças entre o povo” (Mt 4,23).
“Como bem sabemos, nosso país tem na Eucaristia, celebrada naquele Domingo de Páscoa de 26 de abril de 1500, o seu primeiro ato de culto católico inscrito no registro de seu nascimento. As efusivas comemorações pelo Dia de Corpus Christi em todo o Brasil, os Congressos nacionais e o internacional realizado no Rio de Janeiro em 1955, os hinos eucarísticos e as diversas manifestações devocionais expressam o amor ao Corpo e Sangue do Senhor e acentuam a fé eucarística do povo brasileiro.”, afirmou o arcebispo.
Dom Orani também enfatizou que o centenário do encontro carioca é uma preparação para o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado de 11 a 15 de novembro, em Recife (PE) com o tema: “Pão em todas as mesas” recordando que não há necessitados entre aqueles que praticam a fraternidade.
No documento, a Arquidiocese do Rio divulgou a programação do evento, que será realizado em todas as paróquias da cidade. “É o momento de retomar com mais ardor a participação dominical presencial em nossas igrejas. Neste sentido, será preciso salientar em todas as Missas, o Domingo como o Dia da Eucaristia por excelência e também a realização de uma procissão eucarística pelas principais ruas do território paroquial”, pede o arcebispo.
Com Maria, ser povo de Deus que celebra e vive a Eucaristia
Fonte: Arquidiocese Rio de Janeiro
Jubileu 2025: 5 sugestões do Papa para uma “lógica do encontro”
“O Jubileu é uma oportunidade para superar a lógica do confronto e abraçar a lógica do encontro", nos pede o Papa Francisco para este Jubileu.
Incêndios na Califórnia: reze pelas vítimas das mudanças climáticas
Inspire-se no Papa e reze pelas vítimas das chamas em Los Angeles
Ativismo ou vandalismo? A manifestação e os gestos de jesus
Uma reflexão sobre a diferença entre ativismo e vandalismo, defendendo manifestações pacíficas e éticas como caminho para mudanças reais na sociedade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.