Notícias

Bertilo João Morsch é nomeado novo bispo auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre

Escrito por Lais Silva

17 MAI 2022 - 16H41 (Atualizada em 18 MAI 2022 - 07H44)

Arquidiocese de Santa Maria / Reprodução

Nesta terça-feira, 17 de maio, o Papa Francisco nomeou o padre Bertilo João Morsch como o bispo titular de “Bagavaliana” e auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre (RS). A divulgação foi realizada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Padre Bertilo, de 57 anos, estava na função de vigário geral e pároco da Catedral da Arquidiocese de Santa Maria. Ao portal de notícias GZH, o padre afirma que não entende a nomeação como uma promoção, mas sim a continuação de seu ministério.

Não vejo a nomeação como uma promoção, mas como uma continuação do meu ministério, aquilo que realizo há 33 anos. É a plenitude do chamado. Sempre olhamos para nossas limitações, os desafios, as dificuldades, o fato de ir para outro lugar. Por isso, a gente se sente desafiado e com muita alegria”.

Leia MaisMissionário Redentorista é o novo Bispo da Diocese de IguatuPapa nomeia Dom Marcony Vinícius como novo Arcebispo Militar do BrasilPapa Francisco nomeia novo Arcebispo de Cuiabá

Biografia

Bertilo João Morsch nasceu em Sobradinho, no Rio Grande do Sul, dia 7 de novembro de 1964. Em 1978 ingressou no Seminário São José em Santa Maria (RS). Cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia de Santa Maria (IFITESMA) de 1982 a 1986.

Possui Mestrado em Direito Canônico pela Universidade Lateranense, de Roma, com estudos realizados de 2001 a 2003. Em janeiro de 1989 foi ordenado presbítero por dom José Ivo Lorscheiter, na capela São Miguel de Pitingal, na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Sobradinho (RS), com o lema: “Ser tudo com todos por amor ao evangelho” (1Cor 9,22-23).

Exerceu as funções de vigário paroquial em Júlio de Castilhos (RS), na paróquia Nossa Senhora da Piedade; Vigário paroquial em São Pedro do Sul (RS), na paróquia São Pedro Apóstolo; Pároco em São Pedro do Sul (RS), na paróquia São Pedro Apóstolo; Pároco e reitor do santuário basílica menor Nossa Senhora Medianeira em Santa Maria; Diretor espiritual no seminário maior Nossa Senhora Mãe do Redentor em Santa Maria; Referencial da Câmara Eclesiástica de Santa Maria junto ao Tribunal Eclesiástico.

Também foi professor de Direito Canônico e Pastoral Fundamental nas faculdade Palotina (FAPAS). Foi defensor do Vínculo e Promotor de Justiça junto ao Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Santa Maria; Pároco da paróquia da Ressureição e reitor do seminário maior São João Maria Vianey em Santa Maria; Vigário geral e cura da catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição de Santa Maria.

Fonte: CNBB, GZH,

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...