Na quinta-feira (8), foi confirmada a morte do bispo prelado emérito de Tefé (AM), Dom Mário Clemente Neto, aos 84 anos recém-completados. Ele estava em Lagoa Santa (MG), numa casa de repouso, sendo acompanhado pela família e a Congregação do Espírito Santo, da qual era membro.
Leia MaisDom Luiz, arcebispo emérito de Manaus: “a missão me transformou”Dom Mário Clemente exerceu seu episcopado em Tefé entre 1980 e 1982, como coadjutor, e entre 1982 e 2000, como bispo prelado. No período, exerceu o cargo de vice-presidente do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“Nas últimas informações que eu recebi através do Provincial Espiritano, Dom Mario, já muito fragilizado, recordava todo o seu processo de missão na Prelazia de Tefé, reafirmando seu amor e sua entrega pela mesma. Sua missão foi de fato marcante, não só em sua vida, mas também na vida do povo! Agradeço imensamente toda entrega e compromisso missionário que Dom Mário teve com nossa Prelazia”, disse Dom José Altevir da Silva, atual bispo de Tefé.
Em nota, a presidência da CNBB também expressou pesar pelo falecimento do bispo emérito.
“Na confiança e esperança que vêm do Ressuscitado, rogamos que o Senhor dê a este irmão o descanso eterno. Solidarizamo-nos com os amigos e familiares de dom Mário, o povo de Deus da Prelazia de Tefé e da Diocese de Divinópolis — que o recebeu de volta após sua missão na Amazônia — e com os missionários da Congregação do Espírito Santo que puderam contar com o ardor missionário de dom Mário, inspirado em seus fundadores e infundido pelo Paráclito”.
Biografia
Mário fez sua profissão religiosa na Congregação do Espírito Santo sob a Proteção do Imaculado Coração de Maria no dia 2 de fevereiro de 1963. Em 14 de agosto de 1966, foi ordenado presbítero por dom Cristiano Portela de Araújo Pena, primeiro bispo de Divinópolis (MG).
Como sacerdote desempenhou as tarefas de professor, formador e vigário, atuando em Minas Gerais e em São Paulo. Após um período como administrador em uma paróquia confiada aos padres espiritanos na prelazia de Tefé, Dom Joaquim de Lange o indicou como sucessor no governo pastoral. Foi nomeado bispo prelado coadjutor de Tefé, sendo ordenado em 19 de outubro de 1980. Escolheu como lema episcopal “Vim para servir”.
Em 1982, tornou-se bispo prelado, seguindo no pastoreio da prelazia até o ano 2000. Mesmo após sua renúncia, continuou atuando como vigário de uma das paróquias da prelazia por vários anos.
.:: Qual a missão do Bispo Emérito na Igreja?
Fonte: CNBB
Por que católico não faz devocional?
O cristão católico pode fazer Devocional desde que seja seguindo a Lectio Divina, um modelo de estudo que a Igreja indica para o estudo e a reflexão.
Conheça o Santuário espanhol de Covadonga
História do templo se confunde com a origem de Portugal
Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América
O Encontro Continental Salesiano em Aparecida celebra 25 anos da RASS, discutindo projetos sociais para jovens vulneráveis. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.