Leia MaisColetiva de Imprensa: Presidência da CNBB faz balanço da 59ª Assembleia GeralBispos brasileiros reunidos em Aparecida (SP) enviam carta para o Papa
A mensagem foi divulgada nesta sexta-feira (02), último dia de reuniões e votações do episcopado.
Os bispos reconhecem o período difícil pelo qual o país e o povo brasileiro atravessam.
“Nosso País está envolto numa complexa e sistêmica crise, que escancara a desigualdade estrutural, historicamente enraizada na sociedade brasileira. Constatamos os alarmantes descuidos com a Terra, a violência latente, explícita e crescente, potencializada pela flexibilização da posse e porte de armas que ameaçam o convívio humano harmonioso e pacífico na sociedade. Entre outros aspectos destes tempos estão o desemprego e a falta de acesso à educação de qualidade para todos”, pontuaram.
A fome, que assola milhões de brasileiros e é tema da Campanha da Fraternidade de 2023, também foi abordada pelos bispos que estão reunidos no Santuário de Aparecida.
A mensagem reforça os dados do relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que aponta que a quantidade de brasileiras e brasileiros que enfrentam algum tipo de insegurança alimentar ultrapassou a marca de 60 milhões.
Em ano eleitoral dos representantes do Executivo e Legislativo do Brasil, o episcopado não deixou de fazer uma contundente defesa da democracia brasileira. O documento afirma que as tentativas de ruptura da ordem institucional, veladas ou explícitas, buscam colocar em xeque a lisura desse processo, bem como, a conquista irrevogável do voto.
“Pelo seu exercício responsável e consciente, a população tem a capacidade de refazer caminhos, corrigir equívocos e reafirmar valores. Reiteramos nosso apoio incondicional às instituições da República, responsáveis pela legitimação do processo e dos resultados das eleições”.
Na mensagem, os bispos conclamam, mais uma vez, toda a sociedade brasileira a participar ativa e pacificamente das eleições, escolhendo candidatos e candidatas, para presidente e governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais, que representem projetos comprometidos com o bem comum, a justiça social, a defesa integral da vida, da família e da Casa Comum.
A primeira etapa da Assembleia Geral deste ano de 2022 foi em abril e aconteceu de forma virtual. Vivendo em um mundo altamente digital e conectado, os bispos reforçaram a preocupação com a manipulação religiosa e a disseminação de fake news.
“A manipulação religiosa, protagonizada por políticos e religiosos, desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil. É fundamental um compromisso autêntico com o Evangelho e com a verdade”, afirmaram.
Jubileu 2025 divulga programação dos grandes eventos
Serão 26 grandes eventos de forma presencial e online para peregrinos de todo o mundo
CEFEP abre inscrições para curso de formação política
Inscrições abertas para o Curso de Formação Política do CEFEP, com início em 2025. Bolsa disponível para candidatos com dificuldades financeiras. Saiba mais.
Pascom lança série de podcasts inspirados no mês da Bíblia
No Mês da Bíblia, a série de podcasts "Uma história que se renova" oferece reflexões e orações para comunicadores católicos. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.