Notícias

Bispos brasileiros divulgam Mensagem ao Povo de Deus

O episcopado brasileiro reconhece o tempo difícil pelo qual o povo brasileiro e o país atravessam e fazem defesa da democracia

Escrito por Guilherme Gomes

02 SET 2022 - 09H53 (Atualizada em 02 SET 2022 - 11H18)

Thiago Leon

Leia MaisColetiva de Imprensa: Presidência da CNBB faz balanço da 59ª Assembleia GeralBispos brasileiros reunidos em Aparecida (SP) enviam carta para o Papa

Depois de dois anos e meio sem reuniões presenciais, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o episcopado brasileiro voltou a se reencontrar em Assembleia, em Aparecida (SP), e divulgou a tradicional Mensagem dos Bispos brasileiros ao Povo de Deus.

A mensagem foi divulgada nesta sexta-feira (02), último dia de reuniões e votações do episcopado.

Os bispos reconhecem o período difícil pelo qual o país e o povo brasileiro atravessam.

Nosso País está envolto numa complexa e sistêmica crise, que escancara a desigualdade estrutural, historicamente enraizada na sociedade brasileira. Constatamos os alarmantes descuidos com a Terra, a violência latente, explícita e crescente, potencializada pela flexibilização da posse e porte de armas que ameaçam o convívio humano harmonioso e pacífico na sociedade. Entre outros aspectos destes tempos estão o desemprego e a falta de acesso à educação de qualidade para todos”, pontuaram.

A fome, que assola milhões de brasileiros e é tema da Campanha da Fraternidade de 2023, também foi abordada pelos bispos que estão reunidos no Santuário de Aparecida.

A mensagem reforça os dados do relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que aponta que a quantidade de brasileiras e brasileiros que enfrentam algum tipo de insegurança alimentar ultrapassou a marca de 60 milhões.

Rian Torres
Rian Torres


Em ano eleitoral dos representantes do Executivo e Legislativo do Brasil, o
episcopado não deixou de fazer uma contundente defesa da democracia brasileira. O documento afirma que as tentativas de ruptura da ordem institucional, veladas ou explícitas, buscam colocar em xeque a lisura desse processo, bem como, a conquista irrevogável do voto.

Pelo seu exercício responsável e consciente, a população tem a capacidade de refazer caminhos, corrigir equívocos e reafirmar valores. Reiteramos nosso apoio incondicional às instituições da República, responsáveis pela legitimação do processo e dos resultados das eleições”.

Na mensagem, os bispos conclamam, mais uma vez, toda a sociedade brasileira a participar ativa e pacificamente das eleições, escolhendo candidatos e candidatas, para presidente e governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais, que representem projetos comprometidos com o bem comum, a justiça social, a defesa integral da vida, da família e da Casa Comum.

A primeira etapa da Assembleia Geral deste ano de 2022 foi em abril e aconteceu de forma virtual. Vivendo em um mundo altamente digital e conectado, os bispos reforçaram a preocupação com a manipulação religiosa e a disseminação de fake news.

A manipulação religiosa, protagonizada por políticos e religiosos, desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil. É fundamental um compromisso autêntico com o Evangelho e com a verdade”, afirmaram.

.:: Leia a Mensagem ao Povo Brasileiro na íntegra

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...