Notícias

Coletiva de Imprensa: Presidência da CNBB faz balanço da 59ª Assembleia Geral

Último dia do episcopado brasileiro reunido em Aparecida (SP) ficou marcado pela divulgação da mensagem dos Bispos ao Povo de Deus

Escrito por Guilherme Gomes

02 SET 2022 - 08H26 (Atualizada em 05 SET 2022 - 10H09)

Luiz Lopes Jr/CNBB

Leia MaisSanta Missa coroou a manhã de retiro dos bisposMissal Romano é o livro da fé da Igreja, afirma dom Edmar Peron em coletiva de imprensa

A última coletiva de imprensa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contou com a participação dos membros da presidência da CNBB.

Na ocasião, eles fizeram um balanço geral dos trabalhos realizados ao longo da semana e apresentaram a mensagem ao Povo de Deus, divulgada na manhã dessa sexta-feira (02).

A Assembleia Geral chega ao fim com o objetivo cumprido, ou seja, a votação de documentos que devido à pandemia e a exigência da presencialidade do Estatuto da CNBB não puderam ser votados durante a primeira etapa da Assembleia Geral.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, iniciou as falas da última coletiva agradecendo o trabalho dos jornalistas durante a Assembleia da CNBB. O Arcebispo de Belo Horizonte (MG) também falou sobre a importância da etapa presencial da Assembleia.

Essa etapa presencial ganhou uma grande importância. Uma importância ainda maior exatamente porque depois de 3 anos voltamos ao Santuário Nacional de Aparecida para nos encontrarmos e vivermos a experiência bonita daquilo que é o mais importante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: a comunhão entre nós”, disse Dom Walmor.

E completou.

Para fazer de nossas diferenças uma riqueza a serviço do Povo de Deus”, falou o Arcebispo de Belo Horizonte.

Luiz Lopes Jr/CNBB
Luiz Lopes Jr/CNBB
Dom Joaquim Giovanni Mol, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, foi o mediador da última coletiva



Segundo
Dom Joel Portella Amado, secretário geral da CNBB, “conviver, rezar, votar foram os verbos que caracterizam os cinco dias de convivência do episcopado”.

Uma vez que tivemos cinco dias para votar dez assuntos, no mínimo e, cada um algumas vezes, exigiu dos participantes dias de trabalho, com rigor, flexibilidade e muita unidade”, ressaltou o Bispo auxiliar do Rio de Janeiro.

Dom Joel ainda enfatizou a alegria de perceber a unidade significativa do episcopado refletida no resultado das votações.

O Arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, destacou que Assembleia é uma experiência muito bonita de colegialidade. “Acompanhar os bispos, provenientes de várias realidades diferentes, rezando, discutindo. O que conseguimos, eu creio, que é obra de Deus. O desejo de cada um colaborar é imensa”, ressaltou.

Nesse sentido, Dom Jaime falou sobre a “Mensagem da CNBB ao povo brasileiro sobre o momento atual”, aprovadas pelos bispos. “Optamos por divulgar uma mensagem ao nosso povo. Um texto sobre esse momento que estamos vivendo que é desafiador”.

O que nos move é o Evangelho. As alegrias, as angústias de nosso povo são as nossas. E os bispos trazem isso muito presente diante dos olhos e do coração”, enfatizou.

.:: Veja a última coletiva da AG na íntegra:

Sexto dia da Assembleia Geral da CNBB

O último dia da 59ª Assembleia Geral da CNBB será dedicado, nesta sexta-feira (02), na parte da manhã, às votações globais dos documentos que ainda não foram aprovados pelo episcopado brasileiro:

- O Estatuto da CNBB;

- O Estudo 114 sobre a Animação Bíblica da Pastoral;

E o subsídio que diz respeito aos critérios e encaminhamentos práticos para a instituição do Ministério de Catequista, preparado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Também na parte da manhã foi divulgada a mensagem do episcopado ao Povo de Deus. Já o período da tarde será reservado aos informes dos regionais, organismos e comissões da CNBB.

.:: Veja tudo sobre a 59ª Assembleia Geral da CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...