Notícias

Bom Jesus da Lapa celebra 70 anos de devoção à Nossa Senhora da Soledade

São 331 anos de história a partir do fundador do Santuário, Francisco de Mendonça Mar

Escrito por Alberto Andrade

15 SET 2022 - 15H46 (Atualizada em 15 SET 2022 - 15H59)

Santuário Bom Jesus da Lapa

Um dos maiores locais de peregrinação da Igreja Católica no Brasil, o Santuário Bom Jesus da Lapa, na Bahia, celebra o dia de sua co-padroeira, Nossa Senhora da Soledade.

Leia MaisDespedida de Dom Vicente marca a celebração da Festa de Bom Jesus, em PiraporaSantuário de Bom Jesus da Lapa completa 331 anos de romarias!Na manhã desta quinta-feira (15) houve a Missa Solene presidida por Dom João Cardoso, bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa (Bahia), com participação de quase 20 mil devotos durante a celebração. A Romaria de Nossa Senhora é considerada uma das três mais importantes da cidade, junto com a Romaria da Terra e das Águas e a Romaria do Bom Jesus.

Com o tema “Bom Jesus, filho de Maria: caminho, verdade e vida” e o lema “Escuta, meu filho, a instrução de teu pai e não desprezes o ensinamento de tua mãe” (Pr 1,8) foram oito dias para celebrar os 331 anos de romarias na gruta “feita de pedra e luz”, 70 anos do resgate da devoção à Mãe da Soledade e 40 anos da Rádio Bom Jesus FM.

O missionário redentorista Padre William Betônio falou sobre esse período das principais peregrinações no Santuário e do retorno do público às celebrações.

"Percebemos que devido a pandemia, o Santuário não fechou as portas, mas não tivemos celebrações públicas. Esse ano já tivemos a Romaria de Bom Jesus e agora a Romaria da Soledade, entrando não somente pelos meios de comunicação. E também celebrar estes 70 anos desse retorno da Romaria de Nossa Senhora da Soledade. Neste ano recebemos romarias do Acre, do Paraná, Rio Grande do Sul, interior de São Paulo e outros estados para conhecer mais desta devoção", destacou.


Santuário Bom Jesus da Lapa
Santuário Bom Jesus da Lapa


Fé de um povo inspirada pelo fundador

O Santuário de Bom Jesus da Lapa e funciona numa gruta de pedra descoberta em 1691 pelo português Francisco Mendonça Mar. Francisco era ourives e artista, mas depois de ser contratado para pintar o Palácio da Aclamação, ao invés de receber apenas o seu pagamento, ele foi jogado na prisão como escravo e açoitado. Quando solto, Francisco decidiu deixar a cidade onde morava para viver como eremita em umas das grutas da região. Levou com ele imagens de Jesus crucificado e também de Nossa Senhora da Soledade e passou a prestar assistência aos doentes e necessitados por lá.

Com o tempo, os garimpeiros que passavam por perto do local perceberam a luminosidade das velas acendidas pelo português dentro da gruta. Mais de 300 anos depois, Bom Jesus da Lapa recebe nesse Santuário, milhares de devotos em romaria em uma gruta tem 90 metros de altura e 2 mil metros de diâmetro. Em seu interior, concentram-se grutas decoradas com imagens sacras que fortalecem a fé dos romeiros e turistas.

Resgate da devoção Mariana

Em 1903, após um grave incêndio no Santuário, a imagem de Nossa Senhora da Soledade ficou totalmente destruída e diferente do Bom Jesus, não foi restaurada naquele momento. Assim, apenas 49 anos depois, o Monsenhor Turíbio Vilanova, padre capelão do Santuário à época, mandou fazer outra imagem, retomando a característica cristológica e mariológica da gruta.


70 anos da devoção à Mãe da Soledade no Bênção da Manhã

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...