O período de julho a outubro é marcado pelas chamadas “grandes romarias” em Bom Jesus da Lapa (BA). São inúmeros grupos de romeiros que forram seus chapéus para participar das seguintes romarias: Terra e das Águas (julho), Bom Jesus (agosto), Nossa Senhora da Soledade (setembro) e Nossa Senhora Aparecida (outubro).
As romarias chegam de diferentes formas: carros, ônibus, caminhões de pau de arara, motorhomes, motocicletas, bicicletas, a pé e por meio do imponente rio São Francisco, através das romarias fluviais.
Romeiros acompanham o encerramento da Festa do Bom Jesus da Lapa de 2025
Em 2025, durante a Romaria do Bom Jesus da Lapa, 33 embarcações partiram da cidade de Xique-Xique (BA), levando cerca de 400 pessoas, entre famílias, amigos e devotos. Todos seguem os passos de seus antepassados, mantendo viva a tradição de fé e devoção.
.:: Conheça o Morro da Gruta e o Espaço Santuário Cultural em Bom Jesus da Lapa
Entre esses romeiros está o advogado José Almeida Filho, responsável por organizar toda a romaria que percorre aproximadamente 400 quilômetros pelo rio São Francisco. Neste ano, mais uma vez, ele teve a oportunidade de viajar ao lado de seu pai, José Almeida Mota:
“Para mim, estar nessa Romaria do Bom Jesus pelas águas do Rio São Francisco, ao lado do meu pai, é uma honra. Eu não tenho dúvida que foi a missão que Deus deu a ele - ser meu pai - e a mim, ser filho dele. É um momento de muita alegria, de fé e de esperança”.
Para José Almeida Mota, de 80 anos, a inspiração para seguir em romaria até Bom Jesus da Lapa vem da mãe:
“[Venho para Bom Jesus] inspirado no amor que tenho pela minha mãe, que ainda é viva, centenária. Sempre ouvi dela, nas horas difíceis, das aflições: ‘valei-me, meu Bom Jesus da Lapa’. Eu sempre tive a vontade de visitar Bom Jesus Lapa, inspirado nessas palavras dela”.
Vista do alto do Morro da Gruta, no Santuário do Bom Jesus da Lapa
A viagem é marcada por dias de confraternização, alegria e festa, embalados pela beleza das paisagens ribeirinhas. Cada parada, cada canto e cada oração são expressões de uma fé simples e profunda, que encontra no Bom Jesus da Lapa o ponto de chegada e de renovação espiritual.
Assim, as romarias fluviais não são apenas um deslocamento até o Santuário, mas um verdadeiro testemunho de tradição centenária, que faz do Rio São Francisco um caminho de fé até o destino das embarcações: o Santuário de Pedra e de Luz.
Confira os relatos de quem mantém viva a tradição centenária de fé e esperança pelas águas do “Velho Chico”:
.:: Saiba como foi a Festa do Bom Jesus da Lapa em 2026 ::.
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.