Notícias

Brasileiro é ordenado bispo latino no Chipre após 340 anos

Presença do Frei Bruno Varriano irá trazer maior cuidado pastoral à Ilha europeia

Escrito por Redação A12

18 MAR 2024 - 15H34 (Atualizada em 18 MAR 2024 - 16H14)

Patriarcado Latino de Jerusalém

Após dois meses da nomeação do Papa Francisco, o Frei  brasileiro Bruno Varriano recebeu a ordenação episcopal como bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém para o Chipre.

No sábado (16), o Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, presidiu a celebração, e teve como concelebrantes o cardeal Fortunato Frezza, o arcebispo Maronita de Chipre, Dom Selim Jean, o cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setubal em Portugal e o Cardeal Odillo Scherer, Arcebispo de São Paulo.

“O último bispo latino residente na ilha morreu há exatamente 340 anos atrás. O que estamos testemunhando hoje é um momento histórico para a nossa Igreja, para o Patriarcado Latino, mas eu diria também para todos. Um momento de celebração, um momento lindo para a Igreja, que espero que nos ajude a fortalecer nosso senso de comunidade e unidade, disse o Cardeal Pizzaballa.

A ordenação também contou com autoridades eclesiásticas da Igreja Latina e Oriental de todo o mundo, Dom Fouad Twal, patriarca emérito de Jerusalém dos Latinos, Dom Giovanni Pietro Dal Toso, Núncio apostólico na Jordânia e Chipre, Dom Adolfo Tito Ylana, Núncio apostólico em Israel e Chipre, o exarca maronita Dom Edgar Madi, de São Paulo, Frei Francesco Patton, custódio da Terra Santa. Participaram também muitas autoridades políticas da Ilha.

Vatican Media
Vatican Media


O Patriarca Latino de Jerusalém também ressaltou que a vinda do Frei Varriano é um sinal de mudança importante para a Igreja local.

“Os fiéis cristãos e católicos de todo o mundo estão dando uma nova face à ilha de Chipre e, por isso, necessita também de uma presença eclesial mais sólida. O novo bispo trará esta solidez à presença católica e cristã latina dentro de uma história muito bonita”.

Frei Bruno é natural de São Paulo (SP) e foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Campobasso, na Itália, em agosto de 1997. Entrou na Custódia da Terra Santa dos Frades Menores Franciscanos e fez sua profissão solene em outubro de 2003. Fez doutorado em Psicologia na Pontifícia Universidade Salesiana e a licenciatura em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

Patriarcado Latino de Jerusalém
Patriarcado Latino de Jerusalém


Ocupou vários cargos na Custódia da Terra Santa, incluindo Guardião do Convento de Nazaré, Membro do Discretório e da Comissão para a Formação Permanente. Em agosto de 2022, foi nomeado Vigário do Patriarca de Jerusalém dos Latinos para o Chipre.

Ao fim da celebração, o já ordenado Dom Bruno Varriano agradeceu aos que tornaram possível a celebração.

“Obrigado a todos pelo incentivo. Lembro-me da minha missão em Nazaré, onde vivi durante nove anos: foi na proximidade de Maria de Nazaré e de São José que pude amadurecer o meu ‘sim’ a esta nova missão. Gostaria de agradecer ao Patriarcado e a todos os sacerdotes e seminaristas pela proximidade e carinho: obrigado a todos os frades da Custódia da Terra Santa. Obrigado ao Padre Custódio que me acompanhou neste momento e me trouxe de volta ao essencial. Um agradecimento particular e especial à minha família e a Igreja”.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...