Após dois meses da nomeação do Papa Francisco, o Frei brasileiro Bruno Varriano recebeu a ordenação episcopal como bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém para o Chipre.
No sábado (16), o Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, presidiu a celebração, e teve como concelebrantes o cardeal Fortunato Frezza, o arcebispo Maronita de Chipre, Dom Selim Jean, o cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setubal em Portugal e o Cardeal Odillo Scherer, Arcebispo de São Paulo.
“O último bispo latino residente na ilha morreu há exatamente 340 anos atrás. O que estamos testemunhando hoje é um momento histórico para a nossa Igreja, para o Patriarcado Latino, mas eu diria também para todos. Um momento de celebração, um momento lindo para a Igreja, que espero que nos ajude a fortalecer nosso senso de comunidade e unidade”, disse o Cardeal Pizzaballa.
A ordenação também contou com autoridades eclesiásticas da Igreja Latina e Oriental de todo o mundo, Dom Fouad Twal, patriarca emérito de Jerusalém dos Latinos, Dom Giovanni Pietro Dal Toso, Núncio apostólico na Jordânia e Chipre, Dom Adolfo Tito Ylana, Núncio apostólico em Israel e Chipre, o exarca maronita Dom Edgar Madi, de São Paulo, Frei Francesco Patton, custódio da Terra Santa. Participaram também muitas autoridades políticas da Ilha.
O Patriarca Latino de Jerusalém também ressaltou que a vinda do Frei Varriano é um sinal de mudança importante para a Igreja local.
“Os fiéis cristãos e católicos de todo o mundo estão dando uma nova face à ilha de Chipre e, por isso, necessita também de uma presença eclesial mais sólida. O novo bispo trará esta solidez à presença católica e cristã latina dentro de uma história muito bonita”.
Frei Bruno é natural de São Paulo (SP) e foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Campobasso, na Itália, em agosto de 1997. Entrou na Custódia da Terra Santa dos Frades Menores Franciscanos e fez sua profissão solene em outubro de 2003. Fez doutorado em Psicologia na Pontifícia Universidade Salesiana e a licenciatura em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.
Ocupou vários cargos na Custódia da Terra Santa, incluindo Guardião do Convento de Nazaré, Membro do Discretório e da Comissão para a Formação Permanente. Em agosto de 2022, foi nomeado Vigário do Patriarca de Jerusalém dos Latinos para o Chipre.
Ao fim da celebração, o já ordenado Dom Bruno Varriano agradeceu aos que tornaram possível a celebração.
“Obrigado a todos pelo incentivo. Lembro-me da minha missão em Nazaré, onde vivi durante nove anos: foi na proximidade de Maria de Nazaré e de São José que pude amadurecer o meu ‘sim’ a esta nova missão. Gostaria de agradecer ao Patriarcado e a todos os sacerdotes e seminaristas pela proximidade e carinho: obrigado a todos os frades da Custódia da Terra Santa. Obrigado ao Padre Custódio que me acompanhou neste momento e me trouxe de volta ao essencial. Um agradecimento particular e especial à minha família e a Igreja”.
Fonte: Vatican News
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
CNBB divulga programação do Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros
Seminário de Iniciação à Vida Cristã da CNBB reúne mais de 150 inscritos e discute temas como catequese e mídias digitais. Saiba mais.
Ezequiel, o profeta da esperança
O livro de Ezequiel é o tema do Mês da Bíblia 2024, com o lema “Porei em vós o meu Espírito e vivereis” (Ez 37,14), refletindo a esperança e a presença de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.