Notícias

Campanha da Fraternidade é homenageada na Câmara dos Deputados

Representantes da CNBB participaram de sessão solene e falaram sobre o tema e lema da mobilização, que completa seis décadas em 2024

Escrito por Redação A12

12 MAR 2024 - 14H41 (Atualizada em 12 MAR 2024 - 16H49)

Luiz Lopes - CNBB

Nesta terça-feira (12), em sessão solene, os 60 anos da Campanha da Fraternidade (CF) foram homenageados pela Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

No plenário, estiveram presentes o primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva; o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansen e a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Eliane Cordeiro de Souza.

Durante a cerimônia, padre Jean Poul agradece a homenagem e falou sobre a importância da Câmara em refletir e colocar em prática esta Campanha da Fraternidade sobre a Amizade Social.

“A Câmara Legislativa em todas as suas instâncias, seja ela municipal, estadual ou federal, é uma casa de diálogo, do povo e é daqui que deve nascer o testemunho, o exemplo de uma verdadeira amizade social. A polarização que vivemos não é exclusivamente política, mas experimentamos com força no ambiente político. Se nós aqui experimentamos a chaga, porque não experimentar o remédio também neste ambiente?”.

Dom João Justino agradeceu em nome da presidência da entidade os deputados que propuseram a sessão solene. E também retomou os objetivos permanentes da Campanha e citou os gestos concretos, como a Coleta Nacional, que constitui o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).

Reprodução - Youtube
Reprodução - Youtube


bispo agradeceu todos os que colaboram com a Coleta Nacional da Solidariedade e recordou que em 2023 foram arrecadados cerca de 7 milhões de reais, que foram distribuídos para aproximadamente 300 projetos pelo Brasil.

“Hoje a Campanha quer despertar o espirito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo em particular os cristãos na busca do bem comum, educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho e renovar a consciência na responsabilidade de todos, pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária. Todos devem evangelizar e sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja”.

Em seu discurso no plenário, Irmã Eliane ressaltou que a CF é uma iniciativa singular da Igreja Católica no Brasil, de organização da CNBB.

Neste tempo litúrgico da Quaresma e em preparação a grande celebração da páscoa de Jesus, sua vitória sobre a morte, o pecado, as injustiças e a certeza de que o ponto final da nossa história é a vida plena, abundante, ressuscitada para todos e todas e o Pai, em Jesus, nos oferece na gratuidade do seu amor uma Campanha da Fraternidade, ressaltou.


.:: Acesse aqui a página especial do A12 sobre a Campanha da Fraternidade 2024

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...