Notícias

Campanha Junho Verde visa conscientizar para uma educação ambiental

CNBB lança logo oficina para a campanha de educação e sensibilização sobre o cuidado com a Casa Comum

Escrito por Redação A12

24 MAI 2024 - 13H43 (Atualizada em 24 MAI 2024 - 14H13)

Arnav Pratap Singh

Entre os dias 19 a 26 de maio, aconteceu a Semana Laudato Si’, evento no qual somos convidados a debater e pensar em estratégias efetivas para cuidar da Casa Comum. Em sinodalidade com o assunto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou a identidade visual para a Campanha Junho Verde.

A Lei 14.393/22 introduziu a Campanha Junho Verde na Política Nacional de Educação Ambiental. Na próxima semana, a CNBB divulgará o conjunto de iniciativas a ser realizada no âmbito da Campanha, que neste ano reflete o tema “A Terra está ferida, seu lamento clama de nós outro rumo”, (cf. LS 19).

Junho Verde tem o intuito de promover a conscientização da população sobre a importância da preservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos, além de se atentar e criar medidas para o controle da poluição e da degradação dos bens naturais, que são dons de Deus e obras da Criação.

A campanha acontece próximo das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. E durante todo o mês trabalhamos atividades de incentivo à conscientização e à proteção do meio ambiente.

A mensagem principal é a busca por preservação da natureza e a realização de práticas sustentáveis em nosso dia a dia. Por meio de ações individuais, coletivas, empresarias e também políticas, pois apesar da importância dos pequenos gestos, a união faz com que a engrenagem funcione.

CNBB / Divulgação
CNBB / Divulgação


A logo apresenta uma forma circular que lembra uma folha; e foi pensada para uma campanha focada em temas ambientais e de sustentabilidade. Os elementos internos remetem às veias de rios e à vitória-régia, símbolos da riqueza e biodiversidade da flora brasileira. Além disso, a forma arredondada com um pequeno caule, na parte inferior, alude a uma árvore, representando vida, crescimento e sustentabilidade.

Tudo isso faz alusão também um balão de diálogo sugerindo a importância da comunicação, troca de ideias, saberes e conscientização sobre a sustentabilidade ambiental. A integração desses elementos simboliza a interconexão entre natureza e sociedade, sugerindo que a proteção do meio ambiente depende de ações coletivas e comunicativas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...