Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Capela centenária marca gerações em Cachoeira Paulista

Escrito por Giovana Marques

01 OUT 2025 - 16H12 (Atualizada em 02 OUT 2025 - 13H38)

Arquivo Pessoal/Diocese Lorena

Imagine fazer parte da história de uma igreja que completa 100 anos de existência? No último dia 8 de setembro, na Festa Litúrgica da Natividade de Maria, a Capela de Nossa Senhora da Guia do bairro do Quilombo, em Cachoeira Paulista (SP), deu abertura às celebrações de seu Centenário (1925-2025).

Moradores, amigos e devotos se reúnem em clima de fé e alegria para viver, dos dias 2 a 5 de outubro, a festa em comemoração. A programação conta com um Tríduo de Missas Solenes, encerrando com um domingo celebrativo com Missa, Procissão, Leilão de Gado, Show de fogos, shows e bingo.

.:: Reze a Oração à Nossa Senhora da Guia

A linda e histórica capela pertence à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Embaú. Além disso, é local de acolhida de muitos fiéis por um século. Atender à comunidade local com celebrações e acolhimento por tantos anos significa ser canal da presença de Deus na história de gerações.

Esse é o caso de Conceição Aparecida Joffre, de 71 anos, que nasceu na comunidade e frequenta a capela desde sua infância. Ali viveram também seus pais e avós, que tiveram envolvimento com a construção da Capela de Nossa Senhora da Guia.

Dona Conceição recebeu três Sacramentos na pequena capela onde, desde muito nova, ajudava na limpeza: o batismo, a primeira comunhão e o matrimônio. Em entrevista ao Portal A12, ela recordou que, na sua infância, as missas eram mensais e eram celebradas por padres de Cachoeira Paulista que iam até o bairro de charrete.

Arquivo Pessoal Arquivo Pessoal

Além dessa memória, ela citou as Missões Redentoristas que aconteceram na comunidade na década de 1970. Um dos Padres de quem se recorda é o Pe. José Dal Bó C.Ss.R.

“Os missionários andavam pelas ruas de terra do bairro cantando e rezando através de megafone e também anunciavam sobre as celebrações, convidando moradores para irem à Igreja”, contou.

Dona Conceição e sua família permanecem até hoje auxiliando nos serviços paroquiais. Ela dedica com amor seu tempo como coordenadora da capela desde 2007, com o apoio do seu pai. Além disso, desempenha a função de zeladora, cuidando com muita dedicação da limpeza, da organização e lavagem das toalhas litúrgicas.

Ela ajuda na festa de Nossa Senhora da Guia há 24 anos e, diferente dos outros, neste ano ela não está com a mão na massa, no operacional, mas direcionando algumas decisões para toda a equipe.

Como católica, moradora do bairro e coordenadora da capela, Conceição Aparecida é uma das muitas pessoas alcançadas pela devoção local. Ela se une durante esses dias, de maneira especial, à comunidade para celebrar o marco de 100 anos de história.

Inspire-se nessa história que une fé, tradição e gerações!

add_box Cartas à Mãe da Esperança: o amor e a devoção em palavras

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...