Imagine fazer parte da história de uma igreja que completa 100 anos de existência? No último dia 8 de setembro, na Festa Litúrgica da Natividade de Maria, a Capela de Nossa Senhora da Guia do bairro do Quilombo, em Cachoeira Paulista (SP), deu abertura às celebrações de seu Centenário (1925-2025).
Moradores, amigos e devotos se reúnem em clima de fé e alegria para viver, dos dias 2 a 5 de outubro, a festa em comemoração. A programação conta com um Tríduo de Missas Solenes, encerrando com um domingo celebrativo com Missa, Procissão, Leilão de Gado, Show de fogos, shows e bingo.
.:: Reze a Oração à Nossa Senhora da Guia
A linda e histórica capela pertence à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Embaú. Além disso, é local de acolhida de muitos fiéis por um século. Atender à comunidade local com celebrações e acolhimento por tantos anos significa ser canal da presença de Deus na história de gerações.
Esse é o caso de Conceição Aparecida Joffre, de 71 anos, que nasceu na comunidade e frequenta a capela desde sua infância. Ali viveram também seus pais e avós, que tiveram envolvimento com a construção da Capela de Nossa Senhora da Guia.
Dona Conceição recebeu três Sacramentos na pequena capela onde, desde muito nova, ajudava na limpeza: o batismo, a primeira comunhão e o matrimônio. Em entrevista ao Portal A12, ela recordou que, na sua infância, as missas eram mensais e eram celebradas por padres de Cachoeira Paulista que iam até o bairro de charrete.
Além dessa memória, ela citou as Missões Redentoristas que aconteceram na comunidade na década de 1970. Um dos Padres de quem se recorda é o Pe. José Dal Bó C.Ss.R.
“Os missionários andavam pelas ruas de terra do bairro cantando e rezando através de megafone e também anunciavam sobre as celebrações, convidando moradores para irem à Igreja”, contou.
Dona Conceição e sua família permanecem até hoje auxiliando nos serviços paroquiais. Ela dedica com amor seu tempo como coordenadora da capela desde 2007, com o apoio do seu pai. Além disso, desempenha a função de zeladora, cuidando com muita dedicação da limpeza, da organização e lavagem das toalhas litúrgicas.
Ela ajuda na festa de Nossa Senhora da Guia há 24 anos e, diferente dos outros, neste ano ela não está com a mão na massa, no operacional, mas direcionando algumas decisões para toda a equipe.
Como católica, moradora do bairro e coordenadora da capela, Conceição Aparecida é uma das muitas pessoas alcançadas pela devoção local. Ela se une durante esses dias, de maneira especial, à comunidade para celebrar o marco de 100 anos de história.
Inspire-se nessa história que une fé, tradição e gerações!
add_box Cartas à Mãe da Esperança: o amor e a devoção em palavras
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.