Notícias

Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus completa 90 anos

Em 2 de julho de 1932 as Irmãs Carmelitas iniciaram sua missão, que hoje em dia é realizada em Aparecida

Escrito por Lais Silva

02 JUL 2022 - 07H00 (Atualizada em 04 JUL 2022 - 08H55)

Marília Ribeiro

O Carmelo de Santa Terezinha, em Aparecida, completa 90 anos neste dia 2 de julho. Lá residem as irmãs carmelitas, que vivem em regime de clausura papal e celebram sua Padroeira, Nossa Senhora do Carmo, saindo apenas com raras autorizações concedidas pela Igreja.

Em 1908, Dom Duarte, Arcebispo de São Paulo, desejava em sua Arquidiocese mais um Carmelo. Foi então que solicitou à Santa Sé, o que lhe foi concedido em 19 de janeiro de 1929. Porém, uma grave crise financeira atrasou a realização do projeto, e somente no dia 2 de julho de 1932 as Irmãs chegaram em Mogi das Cruzes para dar início à fundação.

Após alguns anos, com a ajuda dos benfeitores de Mogi das Cruzes; de Dom Antônio Maria; dos padres e moradores de Aparecida, lançou-se enfim a pedra fundamental em 8 de dezembro de 1950, no terreno doado pela cúria com usufruto, tendo como arquiteto Dr. Benedito Calixto.

Desde o dia 07 de dezembro de 1952, as religiosas realizam um trabalho sob o olhar da Padroeira do Brasil, porque nesta data, as religiosas - que até então viviam em Mogi das Cruzes (SP) por vinte anos - chegaram a Aparecida.

A partir dessa chegada, a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida passou a usar mantos fabricados pelar irmãs Carmelitas, tradição que seguiu até 2013. E as imagens fac-símiles passaram também a ganhar um manto especial a partir da Novena de 2009.Leia MaisIrmãs Carmelitas estão presentes no cotidiano do Santuário Nacional

Em 2012, mais uma vez as Carmelitas integraram a história do Santuário Nacional, desta vez com o projeto da Cúpula Central. As religiosas iniciaram a confecção das parcelas dos mantos distribuídos aos participantes da Família dos Devotos, que auxiliaram na obra do baldaquino e do domo sobre o Altar Central.

O Papa Francisco em sua visita ao Santuário Nacional, recebeu de presente uma imagem de Nossa Senhora Aparecida com o manto produzido pelas irmãs.

Na comemoração dos 300 anos de devoção dos brasileiros à Padroeira, novamente as Carmelitas confeccionaram mantos utilizados para a peregrinação e que estão expostos no circuito de visitação à Cúpula.

As monjas, que vivem em clausura papal e longe da tecnologia, podem assistir TV durante a Novena de Nossa Senhora Aparecida. Esta é uma das poucas ocasiões em que toda a Comunidade pode acompanhar a televisão. O aparelho só volta a ser usado em outros raros momentos.

O vínculo com o Santuário Nacional não se restringe apenas com a confecção de mantos. Parte da missão das monjas é rezar pelos padres redentoristas que acolhem os peregrinos e pelos devotos que visitam à Casa da Mãe. Além disso, o local é fisicamente ligado ao templo que abriga a Imagem da Padroeira do Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...