Notícias

Centro de Eventos Padre Vitor sedia Encontro de Campistas

O evento foi realizado entre os dias 05 e 07 de agosto

Escrito por Letícia Dias

08 AGO 2022 - 14H31 (Atualizada em 09 AGO 2022 - 09H19)

Reprodução/ Encontro Nacional de Campistas

No último fim de semana, entre os dias 05 e 07 de agosto, o Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho, localizado dentro do complexo do Santuário Nacional em Aparecida (SP) sediou o 'Encontro Nacional de Campistas', conhecido como Acampamento Católico.

Após dois anos sem a realização do evento, o tema escolhido para a reflexão deste ano foi “Animai-vos: A mãe Presente, o Filho atende". A ocasião contou com participação de convidados como o padre Marcelo Rossi, Dunga, Astromar Braga, Diego Fernandes, Ziza Fernandes, Comunidade Colo de Deus e outros. Leia MaisJovem católico evangeliza em plataforma on-line de jogos Católico pode ouvir música secular?

De acordo com o organizador do evento, o “acampamento” foi baseado na passagem bíblica “Mas exortai-vos mutuamente cada dia, enquanto dura esse hoje, a fim de que nenhum de vós se endureça pela sedução do pecado”. (Hebreus 3, 13

Na homilia da Santa Missa de abertura, o padre Mario Sartori, pároco da paroquia São José, da cidade de Alto Piquiri, Diocese de Umuarama (PR) questionou por que o reino Deus parece “devagar”. Segundo ele, não é por causa dos pecadores e, muitas vezes, nem por causa dos pecados cabeludos e feios, mas o ego que faz com que isso ocorra.

“Temos muitos sonhos, muitos planos, muitas necessidades e o Reino de Deus fica travado nisso. Todo mundo tem muita coisa para se preocupar e todos têm um eu interior imensamente grande... Quando a gente é muito grande se fere facilmente, não temos simplicidade para o serviço ao reino de Deus. [Pois] ‘Aquele que quiser seguir-me renuncie a si mesmo, carregue sua cruz e me siga’(Mateus 16,24)." Há “um eu” que precisar ser renunciado.

Acampamento Católico

A origem deste encontro está ligada a momentos com atividades em regiões afastadas, normalmente na zona rural, com uma programação formada por diversas atividades, como dinâmicas, nas quais os campistas vivenciam uma intensa experiência cristã. O objetivo é que os participantes saiam do evento motivados para se engajarem em suas comunidades e participarem de forma ativa em suas paróquias.

Como funciona

Os encontros são divididos por faixa etária e regiões. Há diversas modalidades de acampamento, entre eles o FAC – Formação de Adolescentes Cristãos; o Juvenil; o Sênior; o encontro para Casais; o Master, para a terceira idade; e o PHN (Por Hoje Não!), para dependentes químicos.

Os Acampamentos de Evangelização tiveram início nas Dioceses de Petrópolis (RJ), Franca (SP) e Maringá (PR). Atualmente, acontecem por todo o Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...