A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil prestou homenagens póstumas ao cardeal Dom Cláudio Hummes, que faleceu na última segunda-feira, 4 de julho, em decorrência de um câncer.Leia MaisNúncio Apostólico no Brasil celebra missa de Exéquias de Dom Cláudio HummesCorpo de Dom Cláudio Hummes é sepultado em São Paulo Arcebispo emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes falece aos 87 anos
A mensagem assinada pelo atual presidente da comissão, o arcebispo de Manaus (AM), dom Leonardo Ulrich Steiner, e uma carta da assessora da comissão, irmã Maria Irene Lopes dos Santos, expressam agradecimento pela vida e vocação de Dom Cláudio.
“Agradecemos a Deus pela vida, serviço e ministério de Dom Cláudio. Louvamos e bendizemos a Deus pelo bem e pela bondade, pelo amor e pela solidariedade junto ao Povo de Deus. Louvemos e agradecemos pelo cuidado e pelo ânimo evangelizador junto as Igrejas e comunidades da região amazônica”, afirmou dom Leonardo Steiner.
Outro ponto destacado na mensagem é gratidão pelo trabalho do cardeal, pelo compromisso com a Igreja e “pelo serviço comprometido de dom Cláudio Hummes na presidência da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, e para o qual ergueu sua voz em defesa dos direitos humanos, da proteção dos povos indígenas, comunidades tradicionais e para a conversão integral, sempre em vista do cuidado com a Casa Comum”.
Irmã Maria Irene, foi escolhida em 2009 por dom Cláudio para ser sua auxiliar na condução das ações pastorais para a Região Amazônica, tanto na Comissão para a Amazônia, quanto na Rede Eclesial Pan-Amazônica, fundada em 2014. Ela destacou em sua carta os ensinamentos que aprendeu com Dom Claudio.
“Com o senhor, aprendi que o povo não pode esperar. Sempre muito presente na vida das comunidades e pronto para resolver as situações, o senhor tinha pressa. Não queria que nada ficasse sem respostas ou resoluções, sem se importar com o dia ou a hora”.
Ela também falou sobre os momentos que compartilhou com o cardeal em suas missões.
“Dom Cláudio, em cada uma dessas andanças, nesse itinerário que fizemos juntos na nossa querida Amazônia, senti o cuidado do pastor, ouvi as palavras do profeta, testemunhei a entrega do servo fiel, aprendi com o educador perspicaz, partilhei o pão, a vida e a utopia com um companheiro de missão. Sou muito grata por todas essas experiências e memórias. Que pena que as palavras não alcançam o sentido e o significado de tudo o que vivemos”.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.