Nesta quinta-feira (04), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou que o Papa Francisco fez a nomeação de dois bispos. Monsenhor Eugênio Barbosa Martins, superior-geral da Congregação do Santíssimo Sacramento (SSS) será bispo da Diocese de São João da Boa Vista (SP) e Dom José Benedito Cardoso, atualmente auxiliar da arquidiocese de São Paulo, será transferido para a Diocese de Catanduva (SP).
Leia MaisConferência Nacional dos Bispos do Brasil divulga retrospectiva de 2023Dom Juarez Secco é nomeado como bispo de Caratinga (MG)Monsenhor Eugênio é mineiro de Araguari e tem 63 anos. Fez sua profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Sacramento (SSS) em 25 de janeiro de 1984 e foi ordenado padre em 9 de dezembro de 1989.
Trabalhou em diversas missões como Responsável pela Pastoral Vocacional, Mestre de noviços, Presidente da Conferência Sacramentina Latino-Americana, também foi pároco de duas comunidades, e atualmente é superior geral da Congregação.
"Desejamos que, guiado pela ação do Espírito de Deus em sua vida, possa empenhar-se com criatividade e simplicidade na missão confiada, anunciando com alegria o Evangelho", diz o trecho da mensagem da presidência da CNBB para o novo Bispo de São João da Boa Vista.
Em nota divulgada pela Congregação, Monsenhor Eugênio fala do desafio em assumir nova missão.
"De todas as obediências que experimentei em minha vida, dizer um sim a esse chamado da Igreja, manifestado pela nomeação do Papa Francisco para o serviço episcopal na Igreja Particular de São João da Boa Vista, esta foi a mais exigente. Peço-vos que rezem por mim. Mais do que outros, vocês conhecem meus limites e carências. Buscarei dar o melhor de mim, ofertando à Igreja o grande dom da vocação eucarística que partilhei com vocês até aqui".
Já em Catanduva, o novo Bispo irá assumir o posto vacante na Diocese desde novembro do ano passado, quando o Papa aceitou a renúncia de Dom Valdir Mamede.
Nascido em Angatuba, Dom Benedito tem 62 anos, se tornou sacerdote em 1986, trabalhou como chanceler diocesano, reitor do Seminário, juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Sorocaba e em março de 2019 foi ordenado bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo.
"Rogamos a São Domingos de Gusmão, padroeiro da diocese de Catanduva, que lhe conceda sabedoria e discernimento necessários a esta nova etapa de seu ministério a serviço da Igreja", informou a mensagem dos Bispos do Brasil para Dom Benedito.
Na Regional Sul 1 da CNBB, foi Bispo Referencial para as Comunidades Eclesiais de Base, para a Comissão de Defesa da Vida e para a Comissão Pastoral da terra e para os Religiosos. Na CNBB é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia.
Dom Benedito falou da alegria em assumir a Diocese de Catanduva.
"Continuem rezando para que eu seja um bom pastor, um bom bispo junto com vocês! Saúdo os padres e diáconos da Diocese, para que tenhamos uma convivência fraterna. É minha nova família, então vamos caminhar juntos! Quero saudar a população das cidades que compõem esta diocese, que Nossa Senhora Aparecida e São Domingos de Gusmão sejam nossos intercessores, sobretudo diante das necessidades que temos. Desejo para vocês um ano cheio de bênçãos e de paz!".
Fonte: CNBB
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.