Como você pode acompanhar aqui no A12, Dom Leonardo Steiner, Cardeal da Amazônia esteve essa semana em Boa Vista (RR) para visitar e prestar solidariedade aos índios Yanomamis em nome do Papa Francisco e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Leia MaisDom Roque: "Ali está Jesus crucificado no meio do povo Yanomami"CNBB expressa solidariedade ao povo Yanomami e cobra ações do governoA entidade, em parceria com a Adveniat, ação da Igreja Católica da Alemanha que financia projetos de cunho pastoral e social na América Latina, realizou a doação de R$ 350 mil para ajuda humanitária e emergencial ao povo Yanomami.
Os recursos, a serem geridos pela diocese de Roraima (RR), destinam-se a contribuir para suprir situações de emergência como alimentação, remédios, vestuário, materiais para apoio à economia das comunidades e para custear o deslocamento e transporte aéreo e terrestre.
De acordo com o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, situações humanitárias como essa oneram nossas consciências, provocando nossa solidariedade.
“Essa ajuda é emergencial. Une-se às outras ajudas que estão sendo feitas. Importa que também aconteçam ações que evitem estas e outras situações semelhantes”, afirmou.
Crise humanitária
Segundo relatos do administrador diocesano de Roraima, padre Lúcio Nicoletto, a situação de calamidade que vive o povo Yanomami é consequência da invasão do seu território por milhares de garimpeiros que desenvolvem atividades ilegais associadas a grupos criminosos.
A atuação destes grupos gerou a desassistência sanitária generalizada, a devastação ambiental, impactos sobre as comunidades indígenas, composta por cerca de 30 mil pessoas, sendo cerca de 11 a 13 mil as atingidas pela crise humanitária e o colapso sanitário, que levou o atual Governo Federal a declarar a emergência em saúde pública no território Yanomami.
“Entre os impactos do garimpo estão a devastação ambiental; a destruição das comunidades indígenas (mortes diretamente associadas à violência do garimpo; violência sexual contra moças e mulheres; desestruturação social e instigação a conflitos comunitários e intercomunitários, pela distribuição de armas, drogas e bebidas alcoólicas etc.), desequilíbrio da economia indígena; e agravamento da situação sanitária”, reforça o sacerdote.
.:: Dom Mário Antonio enfatiza a defesa da vida dos indígenas no Brasil
Fonte: CNBB / Vatican News
Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Papa celebra Missa em Port Moresby, destacando a abertura a Deus e ao Evangelho. No Angelus, pede paz para povos e a criação.
Jesus quer nos curar e nos dar dignidade!
Curando um pagão, Jesus mostra que a graça de Deus está disponível para todos
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.