A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), junto das Pastorais Sociais e Organismos lança um material para fortalecer ações e reflexões para o VI Dia Mundial dos Pobres, que será realizado no dia 13 de novembro.
Leia MaisPratos vazios em mesas cheias: a grave situação de fome no BrasilA tragédia da fome no BrasilPara este ano, o Papa Francisco escolheu como lema o texto bíblico “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9). Já o tema escolhido pela Igreja para animar a Jornada é: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, tema que caminha em sinodalidade com a Campanha da Fraternidade, que traz o tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16).
O material visa auxiliar nas ações em atenção a realidade das pessoas em situação de pobreza no Brasil e incentivar a reflexão sobre o assunto.
Um dado importante para essa reflexão é que a América Latina e o Caribe estão entre os maiores exportadores de alimentos do planeta, e mesmo assim apresentam o número de 56,5 milhões de latino-americanos e caribenhos que passam fome e 268 milhões de pessoas com insegurança alimentar, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Neste ano, os dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), registraram que 33,1 milhões de pessoas no Brasil não têm o que comer, indicando também que 15,5% da população brasileira tem fome, mas não come por falta de dinheiro para comprar alimentos.
Em sua mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, Papa Francisco falou sobre a realidade da pobreza e fome no mundo.
“Na realidade, os pobres, antes de ser objeto da nossa esmola, são sujeitos que ajudam a libertar-nos das armadilhas da inquietação e da superficialidade [..] A pobreza que mata é a miséria, filha da injustiça, da exploração, da violência e da iníqua distribuição dos recursos”.
O Santo Padre sempre faz importantes reflexões para diversos problemas da sociedade. Em 2016, quando o Pontífice lançou o Dia Mundial dos Pobres, ele já destacou a importância das reflexões para esse dia.
“Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.

Todos os materiais oficiais podem ser utilizados em comunidades que vão realizar ações para o VI Dia Mundial dos Pobres.
Você pode acessar os materiais preparados pela CNBB clicando em cima do material desejado:
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.