A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), junto das Pastorais Sociais e Organismos lança um material para fortalecer ações e reflexões para o VI Dia Mundial dos Pobres, que será realizado no dia 13 de novembro.
Leia MaisPratos vazios em mesas cheias: a grave situação de fome no BrasilA tragédia da fome no BrasilPara este ano, o Papa Francisco escolheu como lema o texto bíblico “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9). Já o tema escolhido pela Igreja para animar a Jornada é: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, tema que caminha em sinodalidade com a Campanha da Fraternidade, que traz o tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16).
O material visa auxiliar nas ações em atenção a realidade das pessoas em situação de pobreza no Brasil e incentivar a reflexão sobre o assunto.
Um dado importante para essa reflexão é que a América Latina e o Caribe estão entre os maiores exportadores de alimentos do planeta, e mesmo assim apresentam o número de 56,5 milhões de latino-americanos e caribenhos que passam fome e 268 milhões de pessoas com insegurança alimentar, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Neste ano, os dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), registraram que 33,1 milhões de pessoas no Brasil não têm o que comer, indicando também que 15,5% da população brasileira tem fome, mas não come por falta de dinheiro para comprar alimentos.
Em sua mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, Papa Francisco falou sobre a realidade da pobreza e fome no mundo.
“Na realidade, os pobres, antes de ser objeto da nossa esmola, são sujeitos que ajudam a libertar-nos das armadilhas da inquietação e da superficialidade [..] A pobreza que mata é a miséria, filha da injustiça, da exploração, da violência e da iníqua distribuição dos recursos”.
O Santo Padre sempre faz importantes reflexões para diversos problemas da sociedade. Em 2016, quando o Pontífice lançou o Dia Mundial dos Pobres, ele já destacou a importância das reflexões para esse dia.
“Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.
Todos os materiais oficiais podem ser utilizados em comunidades que vão realizar ações para o VI Dia Mundial dos Pobres.
Você pode acessar os materiais preparados pela CNBB clicando em cima do material desejado:
Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Papa celebra Missa em Port Moresby, destacando a abertura a Deus e ao Evangelho. No Angelus, pede paz para povos e a criação.
Jesus quer nos curar e nos dar dignidade!
Curando um pagão, Jesus mostra que a graça de Deus está disponível para todos
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.