Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Começa a Novena de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão

Santuário de Frei Galvão se prepara para receber 100 mil visitantes durante a Festa

Escrito por Giovana Marques

16 OUT 2025 - 15H47 (Atualizada em 16 OUT 2025 - 16H58)

Joice Marques

Começou nesta quinta-feira (16) a Novena em preparação para a Festa em honra e louvor a Santo Antônio de Sant’Anna Galvão em Guaratinguetá (SP).

O tema celebrado neste ano é “Com Frei Galvão, cultivemos a paz com toda a criação" e o lema, inspirado no evangelho de Mateus, "Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos do altíssimo".

Serão onze dias de celebrações com a participação de sacerdotes de diferentes dioceses e comunidades, além de inúmeros devotos de todo o Brasil. Segundo Frei Leandro Costa, vigário do Santuário de Frei Galvão, essa importante festa tem o desejo de trazer a reflexão sobre a vida deste santo que tanto viveu a concórdia.

Durante esses nove dias que antecedem a Festa do dia 25, nós pensamos na vida de Frei Galvão, na luta, na defesa, na forma que ele entendeu a paz. Ele recebeu do Papa João Paulo II, quando foi beatificado, o adjetivo de homem da paz e da caridade, afirmou.

Por também se tratar de uma temática tão cara à espiritualidade franciscana, a paz foi o principal assunto escolhido para as reflexões dos dias da Novena. Frei Leandro acrescentou que outro motivo foi pela “carência da paz nesse tempo em que estamos” e que também está relacionada com a criação de Deus.

Frei Leandro ainda explicou que o Santuário de Frei Galvão se organiza para viver esses dias a partir da virada do ano. São meses de preparação e, quanto à estrutura, neste ano em especial, contaram com a ajuda do setor público e privado, para atender à estimativa de 100 mil pessoas. Segundo o vigário, o Santuário foi ampliado para receber mais 250 pessoas internamente.

Beatriz Nery Beatriz Nery

Além disso, dentre as abordagens a serem refletidas durante a Novena estão: "Frei Galvão como um profeta da paz, como um instrumento da paz e da caridade, como um homem inspirado pelo Evangelho e como um grande defensor da criação", acrescentou Frei Leandro. 

No primeiro dia, o convidado para presidir a celebração foi o missionário redentorista, Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R., diretor da TV Aparecida, que esteve em comunhão com os irmãos franciscanos para abrir a novena.

“E o Frei Diego, ele foi bastante feliz porque ele escolheu um tema muito importante para nós hoje, a paz. E a gente vê tanta falta de paz, né? Nós precisamos viver a paz”, disse.

Beatriz Nery Beatriz Nery

Padre Mauro ainda explicou que Frei Galvão foi um homem simples, um homem que trabalhou pela paz na sua simplicidade. E, por isso, ele provoca a todos a viver a comunhão. Por fim, o sacerdote expressou sua mensagem central:

Eu coloco meu coração no coração de Deus para que o coração de Deus perpasse a minha vida e a encha de paz. E aí, como vem de Deus, eu não posso guardar isso para mim, né? Eu tenho que passar isso para os outros, então eu sou mensageiro da paz”.

A Novena vai até o dia 24 de outubro e, no dia 25, Festa de Frei Galvão, o Santuário seguirá uma programação com Missas Solenes.

A celebração das 15h será presidida por Dom Frei Luís Flávio Cappio, Bispo emérito da Diocese da Barra (BA) e será transmitida pela TV Aparecida

add_box Confira aqui toda a programação da Festa

Fonte: Contribuição: Beatriz Nery

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...