Segundo especialistas, o luto passa por vários estágios que são importantes de serem vividos. Uma pessoa pode ir de momentos de profundo silêncio a outros de questionamentos ou de reflexões.
A dor vai se acalmando aos poucos, enquanto as coisas vão encontrando novamente o seu lugar. Mas, enquanto isso não acontece, pode surgir a pergunta: Será que eu vou conseguir superar tudo isso?
Nestas horas de escuro e vazio, somos facilmente tentados a perder as esperanças, o que é absolutamente compreensível, principalmente quando a dor é pela perda da família. Uma palavra do Papa Francisco que pode iluminar nessas horas:
“À luz da Ressurreição do Senhor, que não abandona nenhum daqueles que o Pai lhe confiou, podemos impedir que a morte envenene a nossa vida, que torne vãos os nossos afetos, que nos leve a cair no vazio mais obscuro.”
Nesse mesmo sentido, o Portal A12 apresenta o livro “Superar o luto pela fé” da Editora Santuário, que pode ajudar a “experimentar o amor de Deus na maior de todas as dores” que é a de uma pessoa amada.
Escrita por Eliete Gomes, profissional em Gestão de Pessoas e pós-graduada em Teologia, Filosofia, Coaching e Liderança, a obra propõe uma reflexão honesta sobre o luto e a experiência de enxergá-lo pela dimensão da fé.
“O luto é triste, sombrio, frio, solitário; o luto faz-nos caminhar milhas por um deserto árido em plena noite. Porém, aos poucos, quando ainda andamos e nos sentimos sós, lentamente, vamos nos abrindo para a vida. Vai surgindo uma luz, aos poucos, na mesma velocidade em que caminhamos, mas vai surgindo”.
Embora as páginas deste livro tenham sido escritas em meio às "lágrimas da autora", como ela afirma, não encerram o assunto com tristeza. Elas servem sobretudo como consolo, além de resgatar a esperança de amor transformado no céu.
“Essa é a vitória da cruz: o amor é mais forte que a morte”, concluiu.
add_box Papa: “Ressurreição é remédio para as fragilidades humanas”
Papa pede oração por sacerdotes em crise
Papa Leão XIV dedica sua intenção de oração de abril aos sacerdotes em crise e propõe que os fiéis tenham o compromisso de rezar pelo seu pároco.
Ressurreição de Cristo: o que revela aos fiéis?
Entenda o que é a Páscoa de Cristo e por que nela que o cristão deve basear a sua fé, à luz da Bíblia e dos ensinamentos da Igreja.
Cientista brasileiro integra Dicastério do Vaticano
Carlos Nobre é o único brasileiro escolhido para organismo do Vaticano em meio à emergência climática. Entenda o impacto da decisão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.