Durante a Audiência Geral desta quarta-feira (5), o Papa Leão XIV seguiu o ciclo de catequese ao refletir sobre o mistério da Páscoa, convidando a “saborear e meditar sobre a alegria que vem depois da dor”.
Diante de uma Praça São Pedro repleta de fiéis, o Pontífice lembrou que a Ressurreição de Cristo deve ser encarada como uma realidade viva que renova a esperança a cada dia.
“A Igreja nos ensina a comemorar a Ressurreição todos os anos no Domingo de Páscoa e todos os dias na celebração eucarística”, afirmou o Papa, diante de cerca de 40 mil peregrinos.
Leão XIV destacou que o Mistério Pascal é “a pedra angular da vida do cristão”, em torno da qual giram todos os outros acontecimentos da fé. Explicou também que viver a Páscoa é permitir que a esperança transforme a rotina: “Crer na Páscoa através da nossa caminhada diária significa revolucionar as nossas vidas”.
O Santo Padre citou Santa Teresa Benedita da Cruz, a filósofa Edith Stein, para refletir sobre a busca de sentido que move cada pessoa.
“Os seres humanos são movidos por um movimento interior, procurando um além que os atrai constantemente. Nenhuma realidade contingente os satisfaz. Almejamos o infinito e o eterno.”
Para o Pontífice, essa busca contrasta com a experiência da dor e da morte, mas é justamente aí que a mensagem da Páscoa se torna um remédio espiritual. “A vitória do amor sobre o pecado e da vida sobre a morte é remédio para a nossa fragilidade humana”, disse.
Leão XIV afirmou que o mundo atual, marcado por tantas cruzes e sofrimentos, clama pela esperança pascal que “não desilude”. Essa esperança, explicou, é capaz de curar feridas e renovar a coragem diante dos desafios:
“E n’Ele, temos a certeza de poder encontrar sempre a estrela polar para a qual dirigir as nossas vidas aparentemente caóticas, marcadas por acontecimentos que muitas vezes parecem confusos, inaceitáveis e incompreensíveis.”
Para o Papa, meditar sobre a Ressurreição é encontrar sentido mesmo nas dores. “Perante a nossa fragilidade humana, a mensagem da Páscoa torna-se cuidado e cura, alimenta a esperança no meio dos desafios assustadores que a vida nos apresenta diariamente.”
Encerrando a catequese, Leão XIV afirmou que o caminho da cruz se transforma em caminho de luz. “Na perspectiva da Páscoa, a Via Crucis transfigura-se na Via Lucis. Precisamos revisitar sob uma nova luz todas as etapas que precederam a Ressurreição. A Páscoa não elimina a cruz, mas vence-a no prodigioso duelo que mudou a história da humanidade.”
:: Siga informado dos próximos passos do Papa Leão XIV em nosso site a12.com/santopadre
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.