Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Papa: “Ressurreição é remédio para as fragilidades humanas”

Escrito por Redação A12

05 NOV 2025 - 08H50 (Atualizada em 05 NOV 2025 - 11H09)

Vatican Media

Durante a Audiência Geral desta quarta-feira (5), o Papa Leão XIV seguiu o ciclo de catequese ao refletir sobre o mistério da Páscoa, convidando a “saborear e meditar sobre a alegria que vem depois da dor”.

Diante de uma Praça São Pedro repleta de fiéis, o Pontífice lembrou que a Ressurreição de Cristo deve ser encarada como uma realidade viva que renova a esperança a cada dia.

“A Igreja nos ensina a comemorar a Ressurreição todos os anos no Domingo de Páscoa e todos os dias na celebração eucarística”, afirmou o Papa, diante de cerca de 40 mil peregrinos.

Leão XIV destacou que o Mistério Pascal é “a pedra angular da vida do cristão”, em torno da qual giram todos os outros acontecimentos da fé. Explicou também que viver a Páscoa é permitir que a esperança transforme a rotina: “Crer na Páscoa através da nossa caminhada diária significa revolucionar as nossas vidas”.

O Santo Padre citou Santa Teresa Benedita da Cruz, a filósofa Edith Stein, para refletir sobre a busca de sentido que move cada pessoa.

“Os seres humanos são movidos por um movimento interior, procurando um além que os atrai constantemente. Nenhuma realidade contingente os satisfaz. Almejamos o infinito e o eterno.”

Para o Pontífice, essa busca contrasta com a experiência da dor e da morte, mas é justamente aí que a mensagem da Páscoa se torna um remédio espiritual. “A vitória do amor sobre o pecado e da vida sobre a morte é remédio para a nossa fragilidade humana”, disse.

Vatican Media Vatican Media


Leão XIV afirmou que o mundo atual, marcado por tantas cruzes e sofrimentos, clama pela esperança pascal que “não desilude”. Essa esperança, explicou, é capaz de curar feridas e renovar a coragem diante dos desafios:

“E n’Ele, temos a certeza de poder encontrar sempre a estrela polar para a qual dirigir as nossas vidas aparentemente caóticas, marcadas por acontecimentos que muitas vezes parecem confusos, inaceitáveis e incompreensíveis.”

Para o Papa, meditar sobre a Ressurreição é encontrar sentido mesmo nas dores. “Perante a nossa fragilidade humana, a mensagem da Páscoa torna-se cuidado e cura, alimenta a esperança no meio dos desafios assustadores que a vida nos apresenta diariamente.”

Encerrando a catequese, Leão XIV afirmou que o caminho da cruz se transforma em caminho de luz. “Na perspectiva da Páscoa, a Via Crucis transfigura-se na Via Lucis. Precisamos revisitar sob uma nova luz todas as etapas que precederam a Ressurreição. A Páscoa não elimina a cruz, mas vence-a no prodigioso duelo que mudou a história da humanidade.”

:: Siga informado dos próximos passos do Papa Leão XIV em nosso site a12.com/santopadre

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...