Notícias

Como a Igreja enfrentou as pandemias durante a história?

Durante crises sanitárias parecidas com a que vivemos hoje em dia, a Igreja Católica sempre se preocupou em prestar a assistência material, social e espiritual para os mais necessitados

Escrito por Alberto Andrade

25 MAI 2022 - 16H44 (Atualizada em 26 MAI 2022 - 08H23)

Nicolas Andrés

Mesmo com o término do estado de Emergência em Saúde Pública, no último dia 22 de maio, com mais de 74% da população vacinada com duas doses ou com a dose única, ainda o país sofre com a pandemia do coronavírus. Entre segunda-feira (23) e terça-feira (24), foram registrados 32.820 casos confirmados e 239 óbitos pela covid-19, de acordo com números do Ministério da Saúde.

Na tradicional mensagem ao povo brasileiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) comunicou que sempre foi favorável aos cuidados sociais, sanitários e à vacinação em massa: 

“A partilha de alimentos, bens e espaços, a assistência a pessoas solitárias e a dedicação incansável dos profissionais de saúde são apenas alguns exemplos de incontáveis ações solidárias. Gestores de saúde e agentes públicos, diante de um cenário de medo e insegurança, foram incansáveis e resilientes, diz parte do texto.

Leia MaisQual a sua postura como cristão nestes tempos difíceis de pandemia?A ação da Igreja em tempos de pandemia

Padre José Inácio Medeiros, C. Ss. R., nos orienta sobre qual a missão da Igreja a respeito do enfrentamento as crises sanitárias que já sofremos.

“A preocupação é com a salvação integral da pessoa do ser humano, seja a salvação espiritual, que é manifestada através daqueles muitos momentos que a Igreja realiza, relacionados com a oração.

Por exemplo, ainda está na nossa mente, no nosso coração, aquela oração solitária do Papa Francisco numa tarde chuvosa em Roma, na praça São Pedro, rezando e clamando a Deus pela salvação da humanidade”, disse.

Mas como a Igreja Católica reagiu e lidou com outras pandemias ao longo de sua história? Listamos os fatos e os impactos das dificuldades enfrentadas pelos cristãos católicos em algumas situações anteriores ao coronavírus.

Shutterstock
Shutterstock

Peste Bubônica

Também conhecida como Peste Negra, doença de contágio pela secreção de outro indivíduo ou contágio por via respiratória, causada pela bactéria chamada de Yersinia pestis, e é encontrada em pulgas que ficam em ratos contaminados.

A grande pandemia durou de 1347 a 1351, e novos surtos surgiram ao longo dos anos. A peste devastou a Europa, deixando um saldo entre 75 e 200 milhões de mortos na Ásia e Europa, cerca de 60% da população mundial.

Durante o auge da pandemia da peste bubônica (1348), apesar da rejeição coletiva aos judeus, que estavam sendo acusados pelos católicos da época de serem os transmissores diretos da doença, o Papa Clemente VI, condenando tais acusações injustas, escreveu a bula Quamvis perfidiam Iudaeorum, na qual também exortava:

“Admoestai vossos súditos – povo e clero – para que não persigam, firam ou matem judeus”.

E espiritualmente, atribui-se à peste bubônica do século XIV a composição e popularização da segunda parte da oração da Ave-Maria. A expressão “agora e na hora de nossa morte” foi incluída na oração durante o século XIV, quando a epidemia da peste provocava a morte de grande quantidade de pessoas na Europa e na Ásia.

Anos depois, o Papa Urbano VIII criou a Congregação Sanitária na Cúria Romana em 1630, com intuito de prevenir e limitar o contágio de possíveis doenças, que teve papel de destaque na epidemia da peste de 1659, onde mais de um milhão de italianos tinham morrido pela doença.

Wikipedia
Wikipedia

Gripe Espanhola

A peste pneumônica causou uma violenta pandemia que atingiu o mundo de 1918 até 1920, afetando, direta ou indiretamente cerca de 50% da população mundial, tendo matado de 20 a 40 milhões de pessoas, qualificada como o mais grave conflito epidêmico de todos os tempos.

O presidente brasileiro Rodrigues Alves morreu em 1919, após ter sido infectado.

O Papa Bento XV reestruturou a atual Academia Pontifícia das Ciências para contribuir com o enfrentamento da crise. Nos Estados Unidos, duas mil freiras da Filadélfia, no estado da Pensilvânia, mesmo sem muita experiência, se disponibilizaram para cuidar de imigrantes provenientes da Itália, Ucrânia, Polônia e China.

Dopo.de
Dopo.de

Cólera

A contaminação do vibrião colérico por ingestão de água ou alimentos causou mais de 200 mil mortes na Europa desde o século XIX. 

O papa da época, Gregório XVI, já havia estabelecido uma comissão de saúde sob a secretaria de Monsenhor Camillo Amici, e fez muito para apoiar as vítimas da cólera.

Gregório também encorajou atos de piedade, séries de sermões exortando o povo ao arrependimento e a procissão da famosa imagem da Virgem com o Menino mantida na Basílica de Santa Maria Maggiore, então conhecida como Regina Coeli, mas mais conhecida posteriormente como Salus Populi Romani, a mesma a quem o Papa Francisco orou logo no início da pandemia, em março de 2020.

A doença diminuiu gradualmente e um culto de ação de graças foi devidamente realizado em Santa Maria Maggiore, em 15 de outubro de 1837.

leungchopan/Shutterstock
leungchopan/Shutterstock

Gripe Suína

Em 2009, a combinação dos vírus da influenza A(H1N1) suína, aviária e humana, teve origem no México e se estendeu para mais de 70 países.

O surto da gripe foi a primeira emergência de saúde pública do século XXI declarada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Brasil, Dioceses de São Paulo, Paraná e outros estados realizaram restrições nas celebrações, como evitar dar as mãos no Pai Nosso, o abraço da Paz e a distribuição da Eucaristia apenas nas mãos, além de permitirem ao máximo a ventilação nos templos, algo semelhante ao que está sendo feito hoje em dia na pandemia do covid-19.

Padre Inácio também nos orientou sobre a preocupação da Igreja com o bem-estar das pessoas:

“Isto se percebeu em ações do passado,  e agora recentemente na pandemia da covid-19, sempre com aquele lembrete de que a Igreja acredita no ser humano, a Igreja acredita na força da ciência, a Igreja acredita na capacidade do ser humano quando essa capacidade é aplicada e é usada para o bem, não apenas individual, mas o bem de toda a coletividade. Por isso que, ao longo da história, a Igreja sempre teve um papel de destaque no enfrentamento das muitas crises sanitárias que a humanidade já enfrentou, completou o missionário redentorista.

:: A pandemia nos coloca em uma Quaresma permanente?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...