Nesta sexta (9) é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. No Brasil, o número de indígenas residentes no Brasil é de cerca de 1,7 milhão de pessoas, o que representa 0,83% da população total do país, segundo o IBGE.
Por décadas, a luta por demarcação de terras, cessar da violência e a inserção de cargos de importância na política e em áreas de interesse segue sendo seus principais focos e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Entenda o que é urgente nas questões dos povos originários brasileiros e o que está sendo conquistado:
Há mais de 20 dias, conflito entre indígenas do povo guarani kaiowá e produtores rurais segue sem solução por uma terra na área rural de Douradina (MS). Até o momento, cerca de 11 pessoas ficaram feridas, sendo cinco produtores e 6 indígenas.
A área ocupada pelos indígenas foi delimitada pela Funai em 2011 e a reivindicação deles é diante de confirmação de uma terra tradicional, mas ainda não houve demarcação porque o processo foi judicializado, diante das alegações dos ruralistas de serem proprietários legais da terra, utilizada para produção de commodities agrícolas.
Diante do mesmo conflito, a ONU se pronunciou por meio do chefe da ONU Direitos Humanos na América do Sul, Jan Jarab. Ele afirmou que o ataque é “mais uma mostra dos riscos que afrontam os povos indígenas no Brasil na defesa de seus direitos às terras e territórios”. Jarab também cobrou medidas mais efetivas do governo brasileiro na proteção dessas comunidades e na demarcação de seus territórios.
Segundo o relatório “Violência contra os Povos Indígenas no Brasil” elaborado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o número de indígenas mortos por omissão do poder público cresceu a partir de 2023, com um crescimento de quase 30% em relação às mortes de 2022, com 1.040 casos, o maior número já apontado desde o início da contabilidade anual dos dados, em 2003. O CIMI considera as mortes de crianças de 0 a 5 anos, por suicídio e por desassistência à saúde como diretamente associadas à negligência do Estado.
Segundo o IBGE, são 305 as etnias indígenas o país. Porém, recentemente, se tornaram 306 com a chegada de um novo povo que passou a integrar o conjunto de etnias brasileiras: os Warao, o povo da canoa.
Este povo foi forçado a deixar seu país de origem, a Venezuela, pela situação de violação de direitos humanos. Cerca de 9 mil indígenas migraram para o Brasil desde 2016, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Destes, 7 mil são Warao.
Com suas raízes ancestrais espalhadas ao longo do delta do rio Orinoco, no noroeste da Venezuela, a etnia Warao é diversa em suas formas de organização social e costumes, mas compartilha uma língua comum, também chamada warao. O nome significa “povo da canoa”, refletindo seu uso histórico dessa embarcação como principal meio de transporte.

O dia 9 de agosto foi definido em uma Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994, dedicado em homenagear e reconhecer os costumes culturais, promovendo a conscientização e inclusão dos povos originários na sociedade. No Brasil, a data também é celebrada nacionalmente no dia 19 de abril.
:: A preocupação da Igreja Católica com os povos indígenas
Fonte: G1, CIMI
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.