Notícias

Como será desenvolvido o tema central da Assembleia da CNBB?

Dom Leomar Brustolin explica os trabalhos que serão feitos para refletir as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil

Escrito por Redação A12

02 ABR 2024 - 15H04 (Atualizada em 03 ABR 2024 - 10H51)

Gustavo Cabral - A12

Faltam poucos dias para o início da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), que será realizada entre 10 e 19 de abril, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

A página especial do Portal A12 sobre o evento já está disponível com as informações e a cobertura do grande encontro dos bispos.

O número de bispos no país é de 482, dos quais 316 estão no exercício do governo pastoral de uma Igreja Particular (dioceses e arquidioceses) e outros 166 são bispos eméritos, assim sendo uma das três maiores conferências episcopais do mundo, que estará reunida na Capital Mariana da Fé.

Com a realização de 21 sessões ao longo de duas semanas, discussões, estudos e decisões serão feitos, além de várias reflexões de realidades apresentadas pelos próprios bispos, a partir das suas experiências vividas nas dioceses e arquidioceses espalhadas pelo Brasil, e principalmente, no tema central do encontro: “A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora”.

CNBB
CNBB


Para o site oficial da CNBB, o Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, falou como este tema será aprofundado na Assembleia.

“Constatou-se que por causa da pandemia não foi possível aplicar todas as indicações que as diretrizes traziam. Portanto, decidiu se ampliá-las mais, considerando também o processo do Sínodo dos Bispos 2019–2025. Decidiu-se aprovar novas diretrizes em 2025”, disse.

Dom Leomar, que também preside a Comissão do Tema Central, explica ainda que a partir da escuta foi elaborado um texto mártir que foi enviado aos bispos e será aprovado na 61ª Assembleia da CNBB, como quais são os eixos centrais e como está estruturado o instrumento de trabalho, que os bispos trabalharão durante a Assembleia, e que define o processo de atualização das novas diretrizes de evangelização da Igreja no Brasil a ser aprovado em 2025.

“Trabalharemos em torno da comunidade em torno da Palavra de Deus. O eixo destas dimensões é a iniciação à vida cristã. Incentivar a todos para trabalhar especialmente uma nova iniciação, uma escuta fiel à Palavra de Deus, numa sociedade plural, disse o bispo.

Confira a explicação do presidente da Comissão do Tema Central

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...