O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é celebrado no 4 º domingo do mês de julho. Essa data é realizada a partir da convocação do Papa Francisco, que pediu cuidado com os avós e os idosos, respeitando e valorizando a experiência e o conhecimento transmitido por eles.
Neste ano de 2023, a data será celebrada no dia 23 de julho e trabalha o tema “Sua misericórdia se estende de geração em geração”, (Lc 1, 50), a Pastoral da Pessoa Idosa está preparando uma série de atividades para celebrar a 3ª Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos. Leia MaisPapa concede Indulgência Plenária no 4º Dia Mundial dos Avós Conferência reflete a Mensagem do Papa para o III Dia Mundial dos AvósPapa divulga mensagem para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
Na programação a jornada tem inicio com a Missa especial que acontece no Santuário Nacional de Aparecida, às 8h e será presidida pelo arcebispo de Curitiba (PR), Dom José Antônio Peruzzo, bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI).
De acordo com a Mensagem do Papa Francisco para a celebração do Dia dos Avós e dos Idosos, a escolha do tema para a reflexão está associada ao tema da Jornada Mundial da Juventude 2023: “Maria levantou e partiu apressadamente”, (Lc 1, 39). Ambos dos temas expressam “a força da aliança entre jovens e anciãos”.
“O tema leva-nos a um encontro abençoado: o encontro entre Maria, jovem, e sua parente Isabel, idosa (cf. Lc 1, 39-56). Esta, cheia de Espírito Santo, dirige à Mãe de Deus palavras que, dois milénios depois, cadenciam a nossa oração diária: ‘Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre’ (1, 42)”, destaca um trecho da mensagem do Papa.
O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído pelo Papa Francisco em 2021 para ser celebrado no último domingo de julho, data que tem proximidade com o dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus.
.::Leia a íntegra da mensagem do Papa Francisco para a 3ª Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos.
Homenagem musical: Durante a semana da Jornada acontece uma Homenagem Musical aos avós e pessoas idosas, além de um bate-papo sobre a importância da Jornada. A atividade será transmitida, data e horário ainda serão divulgados.
Indulgência Plenária: A Penitenciaria Apostólica divulgou um decreto que concede a Indulgência Plenária para quem visitar ou acompanhar os idosos sozinhos. “Este Tribunal de Misericórdia concede também neste mesmo dia a Indulgência Plenária aos fiéis que dedicarem tempo para visitar pessoalmente ou virtualmente, através dos meios de comunicação, os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, abandonados, os deficientes…)”, ressalta o decreto da Penitenciaria Apostólica.
Live: Na última segunda-feira, 10 de julho, a PPI realizou uma live no YouTube sobre a importância e o tema da 3ª Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos.
O bate papo contou com a presença do responsável da pastoral no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano, Vittorio Scelzo, e da coordenadora de relações institucionais da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), irmã Terezinha Tortelli. Confira como foi:
Domingo com o Senhor: a água que sacia a sede do coração
No Evangelho do terceiro Domingo da Quaresma Jesus fala da água viva, a única que sacia a sede do coração humano. Acompanhe a reflexão do Domingo com o Senhor.
História de São José: tudo sobre o esposo de Maria
O A12 te convida a conhecer matérias feitas sobre o Patrono da Igreja e que te ajudam a aprofundar ainda mais na vida e obra do pai adotivo de Jesus
Veja os dois primeiros relatórios finais do Sínodo
Os dois primeiros relatórios falam sobre a missão no ambiente digital e a formação de sacerdotes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.