Notícias

Congresso Mundial reúne comunicadores católicos

A jornalista brasileira, Jessica Maia, representou os jovens da América Latina e Caribe em fórum que integra o evento

Escrito por Letícia Dias

17 AGO 2022 - 14H12 (Atualizada em 19 AGO 2022 - 10H16)

Arquivo Pessoal

Leia MaisConheça a importância dos canais de comunicação para a IgrejaOração do Profissional de ComunicaçãoEntre os dias 15 e 18 deste mês de agosto acontece o Congresso Mundial da Signis, Associação Internacional para a Comunicação, em Seul, na Coreia do Sul com a presença de 300 participantes de 31 países.

Este evento para comunicadores católicos de todo o mundo foi organizado pela Conferência dos Bispos Católicos da Coréia, Arquidiocese de Seu, SIGNIS Korea, por emissoras católicas do país e por especialistas de meios católicos (imprensa, cinema, TV). 

O prefeito do Dicastério para a Comunicação Paolo Ruffini, fez um pronunciamento aos participantes do Congresso Mundial, onde destacou que o trabalho do homem e sua criatividade tanto artística como técnico-científica são uma característica divina.

“No entanto, há coisas que a tecnologia não pode substituir: a liberdade, o encontro das pessoas, conversão, engenhosidade, amor gratuito. Podemos estar hiperconectados, mas, ao mesmo tempo, também sozinhos e fechados em nós mesmos”, afirmou.

Além dos painéis de Conferência, dentro da programação do Congresso também acontece o Fórum Mundial de Jornalistas que reflete sobre a “Paz no mundo digital” e o Fórum Internacional da Juventude com o tema “Estratégias digitais de Evangelização”.

Representante brasileira no Fórum da Juventude

A consagrada da Comunidade de Aliança Shalom e jornalista Jessica Maia foi a única brasileira a representar a América Latina no Fórum Internacional da Juventude. Ela discursou sobre o tema “O jovem como artífice da Cultura do Encontro numa sociedade midiatizada”.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Para Jessica, quando o mundo se viu impedido de prosseguir com a dinâmica do “ir e ver” (Jo 1, 46), durante a pandemia de Covid-19, foi preciso se readaptar e descobrir novas formas e meios para anunciar o Evangelho.

Como representante dos jovens da América Latina e Caribe quis colaborar com a visibilidade dos excelentes trabalhos que temos desenvolvido ao longo dos últimos anos, especialmente em relação a Rádio Lío. Que é uma inspiração e resposta ao pedido do Papa para os jovens na JMJ do Rio de Janeiro”.

A rádio Lio é produzida por 11 países da América Latina e Caribe e possui 13 programas. De acordo com Jéssica, a rádio tem o compromisso de contribuir com o reforço das capacidades educomunicativas dos jovens comunicadores, tornando-os agentes de transformação e protagonistas na construção de uma Cultura de Paz e de Encontro.

Padre Mauro Vilela e a Irmã Carolina Mureb refletem sobre a cultura do encontro:



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...