Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Livro da Editora Ideias e Letras propõe conversão ecológica e social

O livro "Crepúsculo — Profecias de um tempo novo", da Editora Ideias e Letras, faz ponderações socioambientais no século XXI

Escrito por Giovana Marques

21 FEV 2025 - 10H04 (Atualizada em 06 JUN 2025 - 10H05)

Mariana Joffre/A12

Em sequência à parceria entre A12 e Editora Ideias & Letras, o livro Crepúsculo — Profecias de um tempo novo, apresentado nesta semana, foi escrito por Dom Vicente Ferreira, redentorista e atual bispo da diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA).

As páginas da obra discorrem entre prosas e poesias sobre temas socioambientais, econômicos e políticos. O intuito, segundo o autor, é convidar cada leitor ao pensamento crítico pela resolução de alcançar a sustentabilidade, intensificar a luta pela justiça frente as causas das “vítimas sistêmicas”, ou seja, dos mais pobres, indígenas, negros e mulheres.

No primeiro capítulo é possível verificar uma narrativa crítica dos tempos atuais com a afirmação de que vivemos o “declinar de uma cultura norte-global” contestando o mundo pós-moderno que não se coloca a serviço de todos, mas apenas de alguns.

Outro destaque desta leitura é o capítulo que relata o desastre socioambiental do rompimento da barragem de Mariana (MG), ocorrido em 5 de novembro de 2015. Dom Vicente Ferreira, que esteve próximo como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, em 2017, acompanhou de perto vítimas em Brumadinho (MG).

“Mariana, são sete anos Desde Brumadinho, damos-lhe as mãos Desistir não é opção Ainda que a noite seja escura Mais vale nossa bravura Enquanto há vida, há luta Para mudar essa história Certo, Conceição Evaristo: “combinaram de nos matar, mas nós combinamos de não morrer.” Trecho de abertura do capítulo

A obra abrange outras reflexões sobre a “Ecoteologia da libertação”, o chamado ao cuidado da casa comum, fraternidade universal, denúncias, anúncios e o convite à conversão Eclesial, tratando dos princípios da Teologia da Libertação de cumprir sua “tarefa de uma minoria profética”.

O livro sugere a reflexão sobre “as sombras colonialistas” da cultura ocidental, propõe o questionamento das chamadas “vítimas sistêmicas” como um endereço comum para a construção de um futuro diferente.

Editora Ideias e Letras
Editora Ideias e Letras


::. Aproveite e leia mais conteúdos sobre a temática do Meio Ambiente:

>> Junho Verde: as ações do Santuário que ajudam a cuidar do planeta
>> 
COP30 na Amazônia: marco dos 10 anos do Acordo de Paris e da Laudato Si'
>> Reportagem sobre biodiversidade da Mata Atlântica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...