Relembrando o marco dos 10 anos da encíclica Laudato Si’, em maio deste ano, e celebrando o Junho Verde, mês de conscientização ambiental, o Santuário Nacional convida a todos os devotos a uma reflexão importante e destaca os compromissos ecológicos vividos pela Casa da Mãe.
O administrador-ecônomo do Santuário Nacional, padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., explica que o cuidado com o meio ambiente é parte essencial da missão evangelizadora do Santuário de Aparecida; é um compromisso assumido, não apenas como uma pauta ambiental, mas com uma expressão concreta de espiritualidade.
“A encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco nos lembra que tudo está interligado: a vida humana, o meio ambiente e a fé. Por isso, ao promovermos ações sustentáveis, como o uso de energia limpa, o reflorestamento e o cuidado com os resíduos, testemunhamos uma fé que transforma o mundo.”
Padre Fábio Evaristo, C.Ss.R.
A Casa da Mãe possui uma vasta extensão de áreas verdes, abrangendo mais de 1 milhão de metros quadrados de paisagismo, que proporcionam beleza e descanso aos peregrinos. Além disso, mantém uma série de cuidados importantes para a preservação do meio ambiente, como as que o padre Fábio citou acima.

De acordo com o missionário redentorista, exemplos das ações sustentáveis realizadas pelo Santuário são o reflorestamento de mais de 200 hectares de mata e o correto manejo e destinação dos resíduos gerados.
::. Conheça aqui, em detalhes, todos esforços ambientais do Santuário.
Ele ainda ressalta outra forma de cuidado, que é o acolhimento dos peregrinos com responsabilidade ambiental e a formação da consciência ecológica como parte do anúncio do Evangelho: “Cuidar da casa comum é também um gesto de fé e de amor ao próximo”, reiterou.
Por fim, destaca o projeto sustentável da usina de energia solar, que entrará em operação em breve. Prestes a ser inaugurada, a nova usina fotovoltaica, localizada na Fazenda São José, em Aparecida, é mais uma ação sustentável, com o intuito de gerar energia para diversas frentes da infraestrutura do Santuário.
Nova usina solar e UTC reforçam compromisso ecológico

Colaboradores do A12 e de outros setores do Santuário visitaram, na Semana do Meio Ambiente, a Fazenda São José, junto com Ana Luísa Taschetto, gerente de infraestrutura e conservação do Santuário, para conhecer duas ações ecológicas que estão em andamento e os seus impactos.
Em consonância com o tema da Semana do Meio Ambiente, “Separar para transformar — o nosso compromisso com a Casa Comum”, Ana Luíza apresentou o início do trabalho da Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos (UTC), que propõe a melhoria da coleta seletiva do Santuário.
“A primeira ação foi o diagnóstico. Fomos em todos os setores, com o apoio de uma consultoria, para ver o lixo que é gerado, se os coletores estavam adaptados e se as pessoas jogavam os lixos nos lugares corretos. ”
Ana Luísa Taschetto
Ela explica que a construção da UTC está em andamento com o auxílio de outras empresas parceiras e contará com um galpão com várias baias para separação dos materiais, como plásticos, papel, papelão; uma esteira de separação, uma prensa e outros vários equipamentos.
Já a usina fotovoltaica é uma usina solar que possibilita a geração de energia limpa, ou seja, sem a necessidade da queima de combustíveis fósseis como a termoelétrica. Esse projeto, conta com aproximadamente 12 mil placas solares com potencial para atender cerca de 65% da demanda de energia atual do Santuário.
A iniciativa contribui diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo em que promove economia e maior eficiência no uso dos recursos. A implantação da usina solar marca mais um momento histórico para o Santuário, como testemunho concreto de fé e compromisso com a criação de Deus.
1/9









::. Conheça também outras ações ambientais importantes do Santuário:
Fiéis participam da Missa do 2º Domingo do Advento no Santuário
Celebração do 2º Domingo do Advento reúne romeiros e destaca esperança, paz e conversão, com o padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., presidindo a Santa Missa no Santuário Nacional.
Saiba o que há na programação da 18ª Romaria do Terço dos Homens
A 18ª Romaria do Terço dos Homens reunirá fiéis no Santuário Nacional em 2026, com vigília, oração ao longo de três dias de fé e devoção a Nossa Senhora
O que leva os jovens a participarem do Terço dos Homens?
O Terço dos Homens acolhe jovens e fortalece a fé por meio da oração, da fraternidade e do encontro com Cristo, promovendo transformação e os valores cristãos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.