Notícias

Dia da Internet Segura: o olhar da Igreja Católica

Neste Dia da Internet Segura, vamos assumir a responsabilidade de cada clique e refletir sobre o uso ético que devemos ter das tecnologias.

Escrito por Laís Silva - Editado por Beatriz Nery

06 FEV 2025 - 15H36 (Atualizada em 10 FEV 2026 - 10H07)

Xavier Lorenzo/Adobe Stock

Toda segunda terça-feira de fevereiro é considerado o Dia Internacional da Internet Segura, data que promove o uso ético e responsável das tecnologias digitais em todo o mundo.

A data foi criada pela rede conjunta europeia Insafe / INHOPE e tem o objetivo de envolver diferentes grupos da sociedade, como escolas, empresas, organizações e governos, para discutir a segurança digital.

Isso inclui proteger os dados pessoais, combater o cyberbullying, cuidar da privacidade online, conscientizar sobre o que a população consome e engaja, combater informações falsas, dependências, entre outras ações.

É claro que, quando falamos sobre criar um ambiente seguro na internet, isso não envolve ações somente de empresas de segurança ou responsáveis por pesquisas, mas sim nossas próprias ações no ambiente digital. O que consumimos ou o que deixamos nossos filhos consumirem também impacta diretamente no ambiente que encontramos na internet.

Olhar da Igreja para a internet

Para a Igreja, a internet é uma ferramenta tecnológica que também proporciona um espaço de encontro e comunicação humana. O Papa Francisco afirmava que a rede mundial de computadores pode ser “um dom de Deus” se usada com sabedoria.

Em mensagem sobre o dia das comunicações sociais em 2016, o Pontífice disse, na época, que “Emails, redes sociais e chats podem ser formas de comunicação plenamente humanas” e destacou que o uso dos meios digitais depende do coração e da responsabilidade de cada pessoa.

O Santo Padre também advertiu que, se mal utilizada, a internet pode favorecer a exclusão, a desinformação e a manipulação, por isso é urgente que todos cultivem um uso ético e solidário.

add_box  Papa: "olhar nos olhos, menos para as telas"

Vatican News Vatican News


Papa Leão XIV e a era digital

No atual pontificado, Papa Leão XIV tem colocado o debate sobre internet e Inteligência Artificial (IA) no centro da reflexão aos fiéis. Ele destaca que as tecnologias digitais e as redes trazem oportunidades, mas também desafios éticos profundos.

Em declarações recentes, o Papa sublinhou que a tecnologia deve estar a serviço da dignidade humana e do bem comum. “A pergunta não é apenas o que a IA pode fazer, mas quem nós nos tornamos através das tecnologias que construímos.”

Leão XIV lembra que a inteligência artificial é um produto do gênio humano e pode beneficiar a sociedade em áreas como educação e saúde. Ainda assim, ele alertou que seu uso deve respeitar a justiça, a solidariedade e os valores humanos fundamentais.

Em sua mensagem para o Dia das Comunicações Sociais em 2026, o Papa enfatizou:

Preservar rostos e vozes humanas significa conservar a marca do amor de Deus. Não podemos permitir que a tecnologia substitua a dignidade e a identidade de cada pessoa.”

add_box  Papa para o Dia Mundial da Comunicação: “preservar o humano”

franz12 / Shutterstock franz12 / Shutterstock

Proteção dos jovens e educação digital

O Papa também tem abordado especificamente os riscos da tecnologia para crianças e adolescentes. Ele alertou que algoritmos e sistemas de IA podem influenciar decisões e preferências dos mais jovens e defendeu que pais, educadores e autoridades devem promover educação digital e proteção ética.

Leão XIV disse que políticas públicas por si só não são suficientes; é necessário formar adultos e jovens para discernir riscos e oportunidades no ambiente digital e assumir responsabilidade pessoal pelo uso da Internet e da inteligência artificial.

add_box  Inteligência Artificial: solução, problema ou alerta para a humanidade?

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...