Em 8 de outubro, celebramos o Dia Nacional do Nascituro, um momento especial que encerra a Semana Nacional da Vida, promovida pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O Dia do Nascituro nos convida a refletir sobre a dignidade da vida humana e a importância de criar um ambiente seguro e acolhedor para todos.
Este período de oração e reflexão nos convidou a valorizar e proteger a vida em todas as suas fases, desde a concepção até seu fim natural. Neste ano, o tema foi “Cuidar de si, do próximo e da casa comum” e o lema “Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele cuida de vós” (1Pd 5,7).
A partir dessas reflexões, todos os católicos e comunidades podem se inspirar com dicas de atitudes práticas que sejam em favor da vida.
Neste sentido, o Portal A12 conversou com o Jeandré Castelon e a Suelen Castelon, da cidade de Cascavel (PR), Casal Cooperador do Serviço à Vida da Pastoral Familiar, para trazer essas orientações para você.
> Coloque intenções especiais pela vida nas Missas;
> Realize momentos de oração e adoração;
> Promova palestras e rodas de conversa sobre temas relacionados à bioética e à família;
> Realize ações sociais em prol de gestantes e crianças;
> Faça a reflexão sobre temas relacionados à educação dos filhos;
> Incentive a atenção e o cuidado para com as pessoas idosas;
> Faça campanhas de conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
Segundo Jeandré, estas são apenas algumas sugestões, outras atividades poderão também ser realizadas de acordo com a criatividade e o carisma de cada comunidade.
E para o Dia do Nascituro?
> Tocar os sinos nas comunidades ao meio-dia, chamando todos para um momento de oração e reflexão;
> Ascender o maior número possível de velas, simbolizando a esperança na vida que está para nascer;
> Compartilhar nas redes sociais frases do Papa que abordam o aborto, a eutanásia e outras graves violações da dignidade humana, conforme exposto na Declaração Dignitas Infinita do Dicastério para a Doutrina da Fé (Documento nº 73);
> Se possível, realizar a celebração em praça pública, envolvendo toda a comunidade. Convidar pastorais, movimentos e serviços da Igreja para juntos, manifestarem publicamente seu compromisso com a defesa da vida desde o ventre materno;
> Durante a celebração, realizar a bênção das gestantes e acender as velas como sinal de esperança e luz para a vida que estar para nascer. Em seguida, rezar com fé a Oração do Nascituro;
> Organizar uma procissão antes ou após a celebração, utilizando balões nas cores branca e azul, acompanhados de cartazes com mensagens que promovam a defesa da vida, desde a concepção até o seu fim natural.
Cada um desses gestos reforça o compromisso da comunidade com a dignidade da vida em todas as suas fases.
add Conheça: Santa Gianna Beretta Molla, símbolo da defesa da vida
Catequese viva nasce do estudo e da vida de oração
Em Aparecida (SP), catequistas partilham experiências e reforçam a necessidade de formação contínua e vida espiritual para anunciar a fé às novas gerações.
Reflexão Semanal: as bem-aventuranças como caminho para nós
As bem-aventuranças revelam o caminho da verdadeira felicidade, marcado pela confiança em Deus e pela vivência do amor. Assista à reflexão completa!
Sinodalidade: a comunicação na era da inteligência artificial
Na mensagem para o Dia das Comunicações, o Papa Leão XIV destaca a responsabilidade no uso da tecnologia e o valor da escuta e da empatia.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.