Em 8 de outubro, celebramos o Dia Nacional do Nascituro, um momento especial que encerra a Semana Nacional da Vida, promovida pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O Dia do Nascituro nos convida a refletir sobre a dignidade da vida humana e a importância de criar um ambiente seguro e acolhedor para todos.
Este período de oração e reflexão nos convidou a valorizar e proteger a vida em todas as suas fases, desde a concepção até seu fim natural. Neste ano, o tema foi “Cuidar de si, do próximo e da casa comum” e o lema “Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele cuida de vós” (1Pd 5,7).
A partir dessas reflexões, todos os católicos e comunidades podem se inspirar com dicas de atitudes práticas que sejam em favor da vida.
Neste sentido, o Portal A12 conversou com o Jeandré Castelon e a Suelen Castelon, da cidade de Cascavel (PR), Casal Cooperador do Serviço à Vida da Pastoral Familiar, para trazer essas orientações para você.
> Coloque intenções especiais pela vida nas Missas;
> Realize momentos de oração e adoração;
> Promova palestras e rodas de conversa sobre temas relacionados à bioética e à família;
> Realize ações sociais em prol de gestantes e crianças;
> Faça a reflexão sobre temas relacionados à educação dos filhos;
> Incentive a atenção e o cuidado para com as pessoas idosas;
> Faça campanhas de conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
Segundo Jeandré, estas são apenas algumas sugestões, outras atividades poderão também ser realizadas de acordo com a criatividade e o carisma de cada comunidade.
E para o Dia do Nascituro?
> Tocar os sinos nas comunidades ao meio-dia, chamando todos para um momento de oração e reflexão;
> Ascender o maior número possível de velas, simbolizando a esperança na vida que está para nascer;
> Compartilhar nas redes sociais frases do Papa que abordam o aborto, a eutanásia e outras graves violações da dignidade humana, conforme exposto na Declaração Dignitas Infinita do Dicastério para a Doutrina da Fé (Documento nº 73);
> Se possível, realizar a celebração em praça pública, envolvendo toda a comunidade. Convidar pastorais, movimentos e serviços da Igreja para juntos, manifestarem publicamente seu compromisso com a defesa da vida desde o ventre materno;
> Durante a celebração, realizar a bênção das gestantes e acender as velas como sinal de esperança e luz para a vida que estar para nascer. Em seguida, rezar com fé a Oração do Nascituro;
> Organizar uma procissão antes ou após a celebração, utilizando balões nas cores branca e azul, acompanhados de cartazes com mensagens que promovam a defesa da vida, desde a concepção até o seu fim natural.
Cada um desses gestos reforça o compromisso da comunidade com a dignidade da vida em todas as suas fases.
add Conheça: Santa Gianna Beretta Molla, símbolo da defesa da vida
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.