Notícias

Dia Nacional da Conscientização sobre a esclerose múltipla

Escrito por Letícia Dias

30 AGO 2022 - 17H29 (Atualizada em 31 AGO 2022 - 08H15)

Miriam Doerr Martin Frommherz/ Shutterstock

Hoje é celebrado o Dia Mundial da Conscientização sobre a esclerose múltipla, uma doença que afeta milhares de jovens adultos. Existem muitas doenças inflamatórias e infecciosas que possuem sintomas parecidos com a esclerose. Por isso, o A12 conversou com a neurofisioterapeuta, Bruna Sciarini, da Associação Brasileira de Eclerose Múltipla, para esclarecer algumas dúvidas. Leia MaisDia Nacional do Combate ao FumoDia Nacional da Saúde: cuide do seu físico, emocional e espiritual

A12- Como é feito o diagnóstico?

É muito importante procurar um médico neurologista para ter o diagnóstico correto e a indicação do melhor tratamento para o caso. Os exames para auxílio no diagnóstico, são exame físico, Ressonância Magnética de crânio e coluna cervical, torácico e lombar dependendo de alguns casos, Líquor e Potencial evocado.

A12- Como perceber os sinais?

Os sinais e sintomas de Esclerose Múltipla podem aparecer e desaparecer espontaneamente. Por esse motivo, algumas pessoas não dão importância. Muitos procuram serviços médicos, após a piora grande dos sintomas. Por isso é importante prestar atenção no seu corpo, e procurar serviços médicos. O diagnóstico precoce poderá ajudar a evitar as sequelas.

A12 – Quais os principais sintomas?

Fadiga;

Dificuldade para andar;

déficit de equilíbrio e de coordenação motora;

visão dupla, visão turva

Incontinência ou retenção urinária;

Parestesia;

Espacidade e espasmos;

Problemas de memória, de atenção entre outros.

A12 – Existe cura para a esclerose múltipla?

Não há cura para a Esclerose Múltipla, mas existe tratamento. O quanto antes a pessoa inicia o tratamento, mais qualidade de vida ela poderá ter. Somente o médico neurologista poderá indicar o tratamento medicamentoso, pois em cada pessoa a doença se manifesta de uma forma. Os tratamentos medicamentosos disponíveis para a esclerose múltipla visam diminuir a atividade inflamatória e surto, contribuindo para diminuição do acumulo de incapacidade ao longo da vida da pessoa com esclerose múltipla. O trabalho multidisciplinar é muito importante, pois trabalhamos focados no mesmo objetivo, que é dar qualidade de vida para essas pessoas. Exercícios físicos e fisioterapia são de suma importância para essas pessoas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...