A Diocese de Osório (RS) comunicou, com pesar, o falecimento de Dom Thadeu Gomes Canella, primeiro Bispo da Diocese, aos 95 anos, nesta terça-feira (20).
O velório aconteceu no início desta data, na capela do Lar Sacerdotal. Em seguida, o corpo foi transladado com destino à Catedral Nossa Senhora da Conceição, no centro de Osório, para a despedida pública a partir das 19h30. O velório seguiu até às 9h desta quarta-feira (21), quando foi celebrada a encomendação.
Dom Thadeu é natural de Gravataí (RS), nasceu em 28 de julho de 1930. Foi ordenado Padre, com cerca de 25 anos, no ano de 1956, em Roma, e se preparava para celebrar 70 anos da ordenação sacerdotal neste ano de 2026.
Trabalhou na Arquidiocese de Porto Alegre em diversas funções, atuando como pároco, assessor da Juventude Universitária Católica e diretor espiritual do Movimento de Cursilhos de Cristandade.
Em 1983, foi nomeado Bispo auxiliar de Porto Alegre, sendo ordenado bispo no ano seguinte. Em 2000, recebeu a missão de se tornar o primeiro bispo da Diocese de Osório, serviço que exerceu até 2007, quando teve sua renúncia aceita por motivo de idade.
Como bispo fundador, foi responsável por estruturar a pastoral e organizar a estrutura a recém-criada diocese. Seu trabalho lançou as bases missionárias que sustentam até hoje a atuação da Igreja no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, marcado pela proximidade com o clero e atenção às comunidades.
O atual Bispo de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, destacou o legado deixado pelo Bispo.
“Dom Thadeu foi um pastor dedicado, homem de fé serena e de profundo amor à Igreja. Como primeiro bispo de nossa diocese, soube construir caminhos e lançar fundamentos sólidos para a caminhada pastoral. Rendemos graças a Deus por sua vida, por sua missão e por tudo o que semeou entre nós”, afirmou.
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou pesar pelo falecimento de Dom Thadeu Gomes Canellas e solidariedade à Diocese de Osório e seus familiares. Confira trechos da nota conjunta:
“Recebemos, com pesar, a notícia do falecimento do primeiro bispo diocesano de Osório, Dom Thadeu Gomes Canellas. Unimo-nos aos familiares, amigos, presbíteros, religiosos, religiosas e a todos os fiéis em oração pela alma deste nosso irmão e em gratidão a Deus pela vida doada em favor da evangelização, com ardor missionário e amor à Igreja. Que Deus o acolha e lhe conceda a plenitude da vida”, concluiu a mensagem.
A nota é assinada por:
Dom Jaime Cardeal Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB.
+Papa anuncia novas nomeações de Bispos brasileiros
Fonte: CNBB
O que os Papas já falaram sobre intolerância religiosa?
Veja o que Papas como Francisco, Bento XVI, João Paulo II e Paulo VI disseram sobre intolerância religiosa e os desafios atuais da convivência entre a fé.
Quantos anos Michelangelo dedicou à pintura da Capela Sistina?
Olhar para o impressionante afresco de Michelangelo presente na Capela Sistina desperta a curiosidade sobre o tempo necessário para o artista concluir a obra.
Seminário em Roma celebra 200 anos Brasil–Santa Sé
Deu início à programação intensa de comemorações da relação diplomática entre Brasil e Santa Sé em Roma. Presidência da CNBB esteve presente no evento simbólico
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.