Dom Américo Aguiar, presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de Lisboa, participou da “XI Jornadas de Pastoral”, que aconteceu em Toledo, nos dias 3 e 4 de fevereiro.
No evento, o bispo auxiliar participou de uma “Mesa Redonda”, onde conversou com o Pe. Raúl Tinajero, diretor do Departamento da Pastoral da Juventude da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), e com Dom Daniel Rodriguez, delegado diocesano da Arquidiocese de Toledo, sobre o papel dos jovens na renovação da Igreja.Leia MaisMais de 10 mil jovens já se inscreveram para voluntariado na JMJJMJ: Como se preparar espiritualmente?Papa pede aos jovens da JMJ "para abrirem horizontes, para abrir o coração"
Muito se falou sobre o papel do jovem na igreja e sobre como eles são acolhidos quando voltam para a casa de Deus.
Dom Américo destacou que esse é um momento de “reabilitação e de fortalecimento das estruturas da pastoral para atualizar, melhorar e mudar protocolos e metodologias”.
O bispo auxiliar também enfatizou que esse é um momento oportuno para “acolher jovens que normalmente não estão [na Igreja], mas que sentem curiosidade”; e explicou: “com a Peregrinação dos Símbolos da JMJ em Portugal, sou testemunha direta de que os jovens estão disponíveis, querem e têm curiosidade”.
Completando o assunto sobre a participação e o interesse do jovem na igreja, dom Daniel Rodriguez, comentou que a JMJ pode significar o “primeiro encontro” de muitos jovens com Deus.
A Jornada Mundial da Juventude é um encontro de jovens do mundo todo, de diversas culturas e costumes. Dom Américo enfatizou que essa é uma oportunidade de conhecer o jovem universal, porque embora o Evangelho seja um só, cada jovem “tem os seus problemas e oportunidades, não é tudo igual”.
O presidente da Fundação JMJ Lisboa está animado em organizar e planejar esse encontro da juventude com o Papa Francisco, e fala sobre “ter a alegria de ver que os jovens dos cinco continentes têm, nos seus corações, a vontade de sonhar”.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.