Notícias

Dom Américo diz que a JMJ é uma oportunidade de conhecer o “Jovem universal”

Escrito por Laís Silva

08 FEV 2023 - 11H40 (Atualizada em 08 FEV 2023 - 12H59)

Ricardo Perna / JMJ Lisboa 2023

Dom Américo Aguiar, presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de Lisboa, participou da “XI Jornadas de Pastoral”, que aconteceu em Toledo, nos dias 3 e 4 de fevereiro.

No evento, o bispo auxiliar participou de uma “Mesa Redonda”, onde conversou com o Pe. Raúl Tinajero, diretor do Departamento da Pastoral da Juventude da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), e com Dom Daniel Rodriguez, delegado diocesano da Arquidiocese de Toledo, sobre o papel dos jovens na renovação da Igreja.Leia MaisMais de 10 mil jovens já se inscreveram para voluntariado na JMJJMJ: Como se preparar espiritualmente?Papa pede aos jovens da JMJ "para abrirem horizontes, para abrir o coração"

Muito se falou sobre o papel do jovem na igreja e sobre como eles são acolhidos quando voltam para a casa de Deus.

Dom Américo destacou que esse é um momento de reabilitação e de fortalecimento das estruturas da pastoral para atualizar, melhorar e mudar protocolos e metodologias”.

O bispo auxiliar também enfatizou que esse é um momento oportuno para acolher jovens que normalmente não estão [na Igreja], mas que sentem curiosidade”; e explicou: “com a Peregrinação dos Símbolos da JMJ em Portugal, sou testemunha direta de que os jovens estão disponíveis, querem e têm curiosidade”.

Completando o assunto sobre a participação e o interesse do jovem na igreja, dom Daniel Rodriguez, comentou que a JMJ pode significar o “primeiro encontro” de muitos jovens com Deus.

A Juventude Universal

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro de jovens do mundo todo, de diversas culturas e costumes. Dom Américo enfatizou que essa é uma oportunidade de conhecer o jovem universal, porque embora o Evangelho seja um só, cada jovem “tem os seus problemas e oportunidades, não é tudo igual.

O presidente da Fundação JMJ Lisboa está animado em organizar e planejar esse encontro da juventude com o Papa Francisco, e fala sobre “ter a alegria de ver que os jovens dos cinco continentes têm, nos seus corações, a vontade de sonhar”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...