O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de dom Pedro José Conti ao cargo de bispo da Diocese de Macapá, no Amapá. Para sucedê-lo, foi nomeado dom Antônio de Assis Ribeiro, da Congregação Salesiana, que atuava como bispo auxiliar na Arquidiocese de Belém, no Pará.
Dom Antônio, de 57 anos, nasceu em Capitão Poço (PA) e tem um extenso percurso de formação e atuação na Igreja. Ele estudou Filosofia em Manaus, Teologia em Roma e se especializou em Teologia Moral na Accademia Alfonsiana, também em Roma. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em 1995, após mais de oito anos como religioso na congregação dos salesianos de Dom Bosco.
O novo bispo de Macapá já exerceu funções pastorais e educacionais importantes, como diretor de escolas e paróquias, professor de Teologia e líder em comunidades indígenas, além de ter sido um destacado promotor da pastoral juvenil e vocacional no Amazonas e no Pará. Ele foi nomeado bispo auxiliar de Belém em 2017 e, desde então, tem dedicado sua vida à missão episcopal.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebrou a nomeação de dom Antônio em mensagem oficial. A presidência da entidade destacou sua alegria com a escolha e desejou que sua liderança pastoral em Macapá seja marcada pela coragem e pelo compromisso com os valores do Evangelho.
“Que sua missão seja uma fonte de inspiração e união para o povo de Deus na Diocese de Macapá”, expressaram os líderes da CNBB, confiando a nova etapa do bispo ao cuidado de Deus.
Na mesma mensagem, a CNBB também agradeceu a dom Pedro Conti, que conduziu a diocese por anos com dedicação. Os bispos ressaltaram seu exemplo de oração, cuidado pastoral e atenção aos mais necessitados, desejando-lhe saúde e bênçãos na nova fase de sua vida.
Com a chegada de dom Antônio, os fiéis da Diocese de Macapá aguardam com esperança e entusiasmo o início de uma nova etapa em sua caminhada de fé e evangelização.
Fonte: CNBB
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.