O livro “Francisco, bispo de Roma e a Igreja particular”, acaba de ser publicado por Dom Edson Oriolo. A obra visa levar ao conhecimento de leigos a missão, visão e os valores da Igreja em suas instâncias de evangelização e convencer de que as ações missionárias devem produzir resultados.

Dom Edson pretende resgatar conceitos fundamentais sobre o ministério peculiar do bispo de Roma e sua relação com as Igrejas particulares, “nas quais e pelas quais subsiste a Igreja católica una e única” (LG 23). O autor busca entender a Igreja como continuadora da missão de Jesus Cristo e tem como objetivo principal despertar a reflexão sobre a importância da relação entre o bispo de Roma e as Igrejas particulares.
O cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, fez o texto de apresentação do livro e destaca que este estudo é interessante e oportuno, pois retoma a questão do primado do Papa na Igreja e sua relação com os bispos e as Igrejas particulares, e destas com ele.
O livro está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo fala sobre a intuição do Novo Testamento, em referência do primado de Pedro e das características particulares de seu sucessor. No segundo capítulo, o autor apresenta uma visão geral sobre a Igreja particular. E o terceiro capítulo oferece pistas para o ideal de uma “Igreja em saída”, visando à descentralização pastoral como forma de concretizar o paradigma da Igreja particular.
Assim que assumiu o papado, Francisco se apresentou como “bispo de Roma” e, a partir disto, muitas pessoas se perguntaram o que essa autodenominação significava. Outras até questionaram se o Papa não estaria diminuindo a sua importância e missão na Igreja, apresentando-se apenas “bispo de Roma”.
Dom Odilo explica que Francisco estava indo ao significado originário da identidade e missão do Papa. Aquele que é eleito bispo de Roma torna-se, ao mesmo tempo, sucessor do apóstolo Pedro, primeiro bispo de Roma, com a missão de ser pastor universal da Igreja. A bem da verdade, não deveríamos dizer que o Papa é o bispo de Roma mas, ao contrário, que o bispo de Roma é o Papa.Leia MaisPapa Francisco reza pela recuperação dos pequenos e médios empresáriosPapa encoraja padre que defende a comunidade LGBTQIA+Papa Francisco inicia viagem ao Cazaquistão
“Enquanto Bispo de Roma, ele é sucessor de Pedro na missão de animar a vida eclesial inteira, contando para isso com a participação colegial de todos os bispos em comunhão com ele. Cabe-lhe manter a Igreja unida na fé e na caridade; ao mesmo tempo, zelar para que a evangelização seja promovida em todo o mundo e a vida cristã, despertada e alimentada nas comunidades cristãs”, explicou dom Odilo.
Dom Edson Oriolo é bispo titular da Igreja particular de Leopoldina (MG), bispo referencial da Comissão Vida e Família do Regional Leste 2 da CNBB, mestre em Filosofia Social pela PUC-Campinas, especialista em Marketing pela Universidade Gama Filho, pela qual também pós graduou-se em Gestão de Pessoas. Leader and professional coach pela Act Coaching International. É autor de diversos livros, artigos e ensaios, escreve para diversas revistas, periódicos sobre gestão eclesial, pós-humano, paróquias, pastoral urbana e pastoral do dízimo.
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.