Notícias

Dom Edson Oriolo publica livro sobre o Papa Francisco

Escrito por Redação A12

04 AGO 2022 - 11H59 (Atualizada em 04 AGO 2022 - 14H43)

CNBB

O livro “Francisco, bispo de Roma e a Igreja particular”, acaba de ser publicado por Dom Edson Oriolo. A obra visa levar ao conhecimento de leigos a missão, visão e os valores da Igreja em suas instâncias de evangelização e convencer de que as ações missionárias devem produzir resultados. 

Paulus Editora
Paulus Editora

Dom Edson pretende resgatar conceitos fundamentais sobre o ministério peculiar do bispo de Roma e sua relação com as Igrejas particulares, “nas quais e pelas quais subsiste a Igreja católica una e única” (LG 23). O autor busca entender a Igreja como continuadora da missão de Jesus Cristo e tem como objetivo principal despertar a reflexão sobre a importância da relação entre o bispo de Roma e as Igrejas particulares.

O cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, fez o texto de apresentação do livro e destaca que este estudo é interessante e oportuno, pois retoma a questão do primado do Papa na Igreja e sua relação com os bispos e as Igrejas particulares, e destas com ele.

O livro está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo fala sobre a intuição do Novo Testamento, em referência do primado de Pedro e das características particulares de seu sucessor. No segundo capítulo, o autor apresenta uma visão geral sobre a Igreja particular. E o terceiro capítulo oferece pistas para o ideal de uma “Igreja em saída”, visando à descentralização pastoral como forma de concretizar o paradigma da Igreja particular.

Bispo de Roma

Assim que assumiu o papado, Francisco se apresentou como “bispo de Roma” e, a partir disto, muitas pessoas se perguntaram o que essa autodenominação significava. Outras até questionaram se o Papa não estaria diminuindo a sua importância e missão na Igreja, apresentando-se apenas “bispo de Roma”.

Dom Odilo explica que Francisco estava indo ao significado originário da identidade e missão do Papa. Aquele que é eleito bispo de Roma torna-se, ao mesmo tempo, sucessor do apóstolo Pedro, primeiro bispo de Roma, com a missão de ser pastor universal da Igreja. A bem da verdade, não deveríamos dizer que o Papa é o bispo de Roma mas, ao contrário, que o bispo de Roma é o Papa.Leia MaisPapa Francisco reza pela recuperação dos pequenos e médios empresáriosPapa encoraja padre que defende a comunidade LGBTQIA+Papa Francisco inicia viagem ao Cazaquistão

“Enquanto Bispo de Roma, ele é sucessor de Pedro na missão de animar a vida eclesial inteira, contando para isso com a participação colegial de todos os bispos em comunhão com ele. Cabe-lhe manter a Igreja unida na fé e na caridade; ao mesmo tempo, zelar para que a evangelização seja promovida em todo o mundo e a vida cristã, despertada e alimentada nas comunidades cristãs”, explicou dom Odilo.

O autor

Dom Edson Oriolo é bispo titular da Igreja particular de Leopoldina (MG), bispo referencial da Comissão Vida e Família do Regional Leste 2 da CNBB, mestre em Filosofia Social pela PUC-Campinas, especialista em Marketing pela Universidade Gama Filho, pela qual também pós graduou-se em Gestão de Pessoas. Leader and professional coach pela Act Coaching International. É autor de diversos livros, artigos e ensaios, escreve para diversas revistas, periódicos sobre gestão eclesial, pós-humano, paróquias, pastoral urbana e pastoral do dízimo.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...