A primeira etapa da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo do Bispos caminha para sua reta final em Roma. Durante as últimas três semanas, os bispos discutiram assuntos para criar a síntese das reflexões sobre a Sinodalidade para toda a Igreja Católica.
O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, partilhou sobre a experiência da participação no Sínodo e explica que o verbo escutar é uma palavra fundamental que permeou toda a vivência desses dias. Leia MaisSínodo que nos pede dedicação na caminhada da IgrejaSínodo dos Bispos divulga a Carta ao Povo de Deus
O presidente da CNBB fala sobre os temas que mais ecoaram nesta primeira fase da etapa universal do Sínodo sobre a Sinodalidade e destacou a importância das instâncias de comunhão, como os conselhos pastorais e econômicos, sobre as dimensões da comunhão, participação e missão, além de falar sobre o método da conversação espiritual adotado no sínodo e as expectativas para o documento síntese em preparação para a última etapa em 2024.
“Aquilo que foi ali construído certamente é expressão de muita alegria, de muitas esperanças, mas também não faltam os sinais das dores e angústias do nosso povo. Transformar tudo isso num texto que possa retornar às nossas comunidades para ser rezado, dialogado, debatido e aprofundado, afim de que, depois, na segunda sessão do sínodo os diversos delegados possam trazer essa repercussão novamente para a sala sinodal, eu creio que é algo extraordinário, muito bonito, mas ao mesmo tempo é expressão de um trabalho intensíssimo que ainda teremos pela frente”.
Dom Jaime lembrou que o Papa Francisco orientou que era necessário, no processo sinodal, exercitar o poder da escuta, algo que o Santo Padre reforça em seu magistério para todos.
“Que nos exercitemos na escuta: escutar os anseios, as alegrias, dores e angústias”.
Fonte: CNBB
Confira mensagens e preces para a família ler e rezar
Livro do missionário Frei Zeca, publicado pela Editora Santuário, propõe às famílias a reflexão de assuntos como a vida matrimonial e o quarto mandamento.
Leão XIV nomeia novo bispo para a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas
Papa Leão XIV nomeia novo bispo para a diocese de Teixeira de Freitas, Caravelas, na Bahia. Conheça Dom Aldemiro Sena, transferido da sede episcopal da Paraíba.
Papa destaca leitura bíblica sem fundamentalismos
Na Audiência Geral, Leão XIV afirma que "a Igreja é chamada a reapresentar a Palavra de Deus com uma linguagem capaz de chegar aos corações."
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.