Na última semana da primeira sessão da 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, realizado na Sala Paulo VI, no Vaticano, foi divulgada nesta quarta-feira (25) a Carta ao Povo de Deus, cuja leitura tinha sido recebida com aplausos pela assembleia na última segunda-feira (23).
"A convite do cardeal secretário geral Mario Grech, foram propostas e aceitas pequenas sugestões de mudanças e acréscimos ao texto, particularmente no que diz respeito às traduções para os diversos idiomas", disse Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação e presidente da Comissão para a Informação.
Leia MaisComeça a última semana do Sínodo em Roma Sínodo reafirma o sentido da humanidade em tempos de guerraNeste documento, os participantes do Sínodo relatam que com eles estavam as expectativas, questionamentos e receios dos fiéis das comunidades de todo o mundo que falaram suas experiências a partir do pedido do Papa Francisco, assim caminhando juntos para sermos discípulos missionários no seguimento de Jesus Cristo. Os trabalhos do Sínodo contam com a presença de mais de 360 representantes de diversos lugares do mundo, entre eles, 12 brasileiros.
"Juntos, na complementaridade das nossas vocações, carismas e ministérios, escutamos intensamente a Palavra de Deus e a experiência dos outros. Utilizando o método de conversação espiritual, partilhamos humildemente as riquezas e as pobrezas das nossas comunidades em todos os continentes, procurando discernir aquilo que o Espírito Santo quer dizer à Igreja hoje".

Assembleia em oração pedindo por paz
A 16ª edição do Sínodo acontece em um grave período de guerras e conflitos armados entre povos, um contexto doloroso, onde são abertas feridas em nossa sociedade. "Rezamos pelas vítimas da violência assassina, sem esquecer todos aqueles que a miséria e a corrupção atiraram para os perigosos caminhos da migração. Comprometemo-nos a ser solidários e empenhados ao lado das mulheres e dos homens que operam em todo lugar do mundo como artesãos da justiça e da paz".
Apelo imediato pela conversão pastoral e missionária
O documento também fala que a vocação da Igreja é anunciar o Evangelho colocando-se a serviço do amor infinito com que Deus ama o mundo. "É a confiança que nos dá a audácia e liberdade interior que experimentamos, não hesitando em exprimir livre e humildemente nossas convergências e as nossas diferenças, os nossos desejos e as nossas interrogações, livre e humildemente".

Próximos passos
Os integrantes do encontro em Roma enfatizam que para a segunda sessão do Sínodo, em outubro de 2024, que nós como Igreja participemos de forma dinâmica e missionária em nossas comunidades.
"Não se trata de uma questão de ideologia, mas de uma experiência enraizada na Tradição Apostólica. Os desafios são muitos, as questões numerosas: o relatório de síntese da primeira sessão esclarecerá os pontos de acordo alcançados, destacará as questões em aberto e indicará a forma de prosseguir os trabalhos", relatou um trecho da carta.
Junto ao Papa, religiosos e leigos reiteram que é essencial escutar aqueles que não têm direito à palavra na sociedade ou que se sentem excluídos, mesmo da Igreja.
"Para progredir no seu discernimento, a Igreja precisa escutar todos, a começar pelos mais pobres. A Igreja precisa escutar os leigos, mulheres e homens, todos chamados à santidade em virtude da sua vocação batismal".
Ao fim do documento, foi citada a fala do Papa Francisco em 2015, dizendo que "é precisamente o caminho da sinodalidade que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”, a partir da escuta ativa de famílias, leigos, aprender com a sabedoria de ministros ordenados e principalmente a amar e a servir a Deus mesmo com as contradições do mundo em que vivemos.
"Não tenhamos medo de responder a este apelo. A Virgem Maria, a primeira no caminho, nos acompanha em nossa peregrinação. Nas alegrias e nas fadigas, ela mostra o seu Filho que nos convida à confiança. É Ele, Jesus, a nossa única esperança!".
Neste link você confere na íntegra a Carta ao Povo de Deus.
Irmão Alan e Camila Morais informam sobre o Sínodo direto de Roma
Fonte: Vatican News
Confira mensagens e preces para a família ler e rezar
Livro do missionário Frei Zeca, publicado pela Editora Santuário, propõe às famílias a reflexão de assuntos como a vida matrimonial e o quarto mandamento.
Leão XIV nomeia novo bispo para a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas
Papa Leão XIV nomeia novo bispo para a diocese de Teixeira de Freitas, Caravelas, na Bahia. Conheça Dom Aldemiro Sena, transferido da sede episcopal da Paraíba.
Papa destaca leitura bíblica sem fundamentalismos
Na Audiência Geral, Leão XIV afirma que "a Igreja é chamada a reapresentar a Palavra de Deus com uma linguagem capaz de chegar aos corações."
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.