Notícias

Dom Justino incentiva gesto solidário do Domingo de Ramos

Primeiro vice-presidente da CNBB motiva aos católicos a fazer doações na Coleta Nacional da Solidariedade

Escrito por Redação A12

20 MAR 2024 - 15H39 (Atualizada em 22 MAR 2024 - 10H52)

PUC Goiás

Nas missas deste fim de semana (23 e 24 de março) será realizado o gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2024, quando a Igreja no Brasil realiza nas comunidades e paróquias a Coleta Nacional da Solidariedade. 

Como você confere aqui no A12, os recursos desta coleta permitem às dioceses, por meio de seus fundos de solidariedade, e à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Fundo Nacional de Solidariedade, apoiar em todo país inúmeras iniciativas que fortalecem a promoção e o cuidado com a vida de brasileiros.

Em 2023, 240 projetos foram aprovados, todos indicados pelos bispos e pastores. São projetos que cuidam de pessoas com deficiência, de idosos, pessoas doentes; iniciativas que geram renda e alimentos para quem está em insegurança alimentar e criam oportunidades para quem está sem trabalho. Parte dos projetos pode ser conferida na série produzida pela Pascom Brasil chamada “Fraternidade em Ação”, no canal da CNBB no YouTube.

No site do Fundo Nacional de Solidariedade, é possível ter uma prestação de contas completa e saber quais os projetos foram apoiados com recursos da Coleta Nacional.

CNBB
CNBB


O assessor do setor de campanhas da CNBB, padre Jean Paul Hansen, destacou a importância da Coleta Nacional que acontece ao final da Quaresma, quando somos convidados a realizar um gesto concreto em prol de projetos que ajudam irmãos e irmãs em todo o Brasil.

“A coleta é o nascedouro da campanha. Quando a Igreja no Brasil percebe que ela precisa sustentar a própria obra de caridade, nasce a Campanha da Fraternidade. Sessenta anos depois é esse o destino da Coleta Nacional da Solidariedade, que acontece em todas as comunidades católicas do Brasil no Domingo de Ramos. Como eu disse na Missa, 60% fica na própria Diocese, 40% é destinado ao Fundo Nacional de Solidariedade, e desses 40%, 100% destinado a obras e projetos sociais de todo o Brasil. Ofertemos, façamos a nossa renúncia quaresmal se tornar caridade concreta no Domingo de Ramos”.

Na abertura da CF em fevereiro, representante do Instituto Promocional Madalena Caputo (Congregação São João Batista), irmã Eliane Viana de Oliveira, agradeceu a doação ao projeto “Alimentar é ato de amor e esperança”, de Brasília, com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) oriundos da Coleta Nacional da Solidariedade no ano passado.

Estávamos há dois meses sem receber repasses, íamos ter que fechar a instituição e aí chegou o apoio como um ato de amor da Campanha da Fraternidade. No momento que mais precisávamos e estávamos com uma necessidade crua, nosso projeto foi aceito e apoiado pela CNBB”, disse.


O Arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, convida os fiéis católicos em todo o Brasil a doarem para a Coleta:


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...