CNBB lança manual para reflexão do Ano Vocacional
Material inclui o Texto-Base, subsídio para a Catequese, Famílias e para os Jovens, além de instruções para as Celebrações Mensais

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou uma publicação que reúne todas as informações produzidas pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB para o Ano Vocacional 2023.
Leia MaisCNBB divulga primeira chamada de TV do Ano VocacionalAbertura do 3º Ano Vocacional: vivenciar um encontro verdadeiro com Jesus Os textos têm o objetivo de auxiliar as comunidades na reflexão e no aprofundamento do tema e do lema “Vocação: Graça e Missão” e “Corações ardentes, pés a caminho”.
O Manual, publicado pela Edições CNBB, inclui o Texto-Base; o Subsídio para a Catequese; o Subsídio para as Famílias; o Subsídio para os Jovens e as Celebrações Mensais.
Texto-base
Em cada capítulo, na leitura e no estudo, seja pessoal seja comunitário, vamos sentindo o chamado de Deus como graça que nos impulsiona à Missão.
“Seu sentido está em favorecer que cada pessoa acolha o chamado de Jesus como Graça, de maneira que mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária”.
Informações para catequese, famílias e jovens
Aos educadores, pais e catequistas de crianças foi elaborado um subsídio catequético para crianças e adolescentes, com roteiros para encontros, que são apresentadas de forma lúdica e pedagógica e conta ainda com um encarte, colorido e destacável, com jogos e atividades. Para as famílias e jovens, o material tem a mesma estrutura.
O subsídio de Celebrações Mensais conta com uma celebração de abertura do Ano e uma para cada mês, de janeiro a novembro de 2023. Constam, ainda, orações, reflexões e sugestões de cantos.
Neste link está disponível o manual, no site da Edições CNBB.

Convite de Dom Walmor
Com abertura realizada, em Santa Missa, no Santuário de Aparecida no último sábado (19), o Ano Vocacional, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece até 26 de novembro de 2023.
A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.
O presidente da CNBB e Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, fez uma convocação especial para todos os católicos do Brasil participar deste Ano Vocacional.
Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” , o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
Em um vídeo publicado no YouTube da CNBB, Dom Walmor disse que Deus chama cada pessoa pelo nome e lhe dá a tarefa de contribuir para edificar uma sociedade mais justa, fraterna e solidária à luz do Evangelho.
“Abrace com coragem a sua vocação na vida da Igreja, sabendo escutar e acolher o chamado de Deus”, afirma Dom Walmor.
Assista a mensagem do presidente da CNBB sobre o Ano Vocacional
Fonte: CNBB

Três mulheres, três vocações, uma mesma santidade
Independentemente da vocação, todos somos chamados à santidade. É um equívoco pensar que apenas quem tem a vocação religiosa ou sacerdotal pode se tornar santo.

Papa pede solidariedade ao rezar pelas vítimas da tragédia na Turquia e na Síria
O Papa Francisco, nesta quarta-feira (08), durante a tradicional Audiência Geral que acontece no Vaticano, falou novamente sobre a tragédia que acometeu Turquia e Síria na última segunda-feira (06).

Igreja convida a sociedade a rezar e refletir contra o tráfico de pessoas
Dia 8 de fevereiro, dia de Santa Josefina Bakhita, a Igreja fortalece a 9ª edição de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.