Notícias

Dom Zenildo é o primeiro bispo de Borba (AM)

Prelazia de Borba, no Amazonas é elevada a Diocese

Escrito por Redação A12

18 NOV 2022 - 14H19

Repam / Reprodução

O Papa elevou a prelazia territorial de Borba a diocese, no mesmo ato, o pontífice nomeou como primeiro bispo diocesano dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, atualmente bispo prelado de Borba. As decisões foram divulgadas pela Santa Sé.

A Prelazia Apostólica de Borba foi criada em julho de 1963, por meio da bula Ad Christi, do Papa Paulo VI. O primeiro administrador apostólico foi dom João de Souza Lima. Já em junho de 1964, por meio da bula Summo Gaudio, o frei Adriano Jaime Miriam Veigle foi nomeado como o primeiro bispo prelado de Borba.Leia MaisMorre Dom Irineu, bispo emérito de Cachoeira do Sul (RS)Dom Orlando Brandes celebra 6 anos como Arcebispo de Aparecida

Com os anos passados alguns outros nomes assumiram a direção da prelazia, até 2016, quando Papa Francisco nomeou o padre redentorista Zenildo Luiz Pereira da Silva, em 2017 o padre assumiu o prelado como bispo.

Com a elevação da prelazia a diocese, dom Zenildo Luiz Pereira da Silva foi nomeado o primeiro bispo diocesano de Borba. Ele nasceu em Linhares (ES), tem pós-graduação em gestão de pessoas e é membro da Congregação do Santíssimo Redentor.

Na trajetória sacerdotal, atuou como formador do Juniorato Redentorista, em Manaus, e pároco em paróquias da arquidiocese. Também atuou como vice provincial dos redentoristas e nomeado como coadjutor da Prelazia de Borba em fevereiro de 2016. Dom Zenildo escolheu como lema episcopal “Apascenta minhas ovelhas”.

Como bispo, atuou como coadjutor da prelazia de Borba, e assumiu o governo da prelazia três dias depois. Em 2019, foi eleito secretário do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A CNBB enviou uma carta ao bispo

Saudação ao Povo de Deus e ao primeiro bispo da Diocese Borba

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com alegria a decisão do Papa Francisco em elevar a então Prelazia territorial de Borba a Diocese, nomeando Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva como o primeiro bispo diocesano.

A todo o povo de Deus presente no território e a Dom Zenildo, a nossa saudação e votos de que a missão evangelizadora da Igreja seja cada vez mais frutuosa nesta região, encarnando os sonhos apresentados pelo Papa Francisco para a Querida Amazônia.

Maria, Mãe de Deus e da Igreja, seja companheira e intercessora na caminhada da nova diocese brasileira.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...