Na bula de proclamação do Ano Jubilar da Esperança, o saudoso Papa Francisco citou a história de Nossa Senhora de Guadalupe, que disse ao jovem Juan Diego: “Porventura não estou aqui Eu, que sou tua Mãe?”.
Ele destacou, neste Ano Santo, uma mensagem semelhante que é impressa nos corações: “Em tantos Santuários Marianos espalhados pelo mundo, inúmeros peregrinos confiam à Mãe de Deus preocupações, sofrimentos e anseios.”.
O Santuário da Mãe Aparecida é um desses lugares sagrados de acolhimento, que tem recebido milhares de fiéis, como os Campistas Peregrinos de Cuiabá (MT). Há cinco anos, o grupo de cuiabanos realiza o trajeto do Caminho da Fé, de cerca de 136 km, que sai da cidade de Paraisópolis (MG) em direção a Aparecida (SP).
Fábio Barros, de 54 anos, conhecido como “Tio Fábio”, é o idealizador do movimento dos Campistas Peregrinos. Ao enfrentar a depressão e viver uma experiência de fé em um acampamento na sua cidade, Fábio aprofundou sua devoção a Nossa Senhora Aparecida:
“Após uma comunhão, na hora em que eu me ajoelhei para rezar, foi como se Nossa Senhora falasse a mim: ‘Começa a levar pessoas para minha casa’. Aí, sem entender muito, acabei me lembrando daqui (Santuário Nacional de Aparecida)”, contou.
O grupo de peregrinos iniciou com 16 homens em 2021. Retornaram à Casa da Mãe em 2022, também com 16 homens.
Após a segunda experiência, que gerou muitos frutos, ele teve a certeza de que Nossa Senhora lhe havia pedido para aumentar o número no ano seguinte, e assim foi. Em 2023, vieram 45. Por fim, em 2024 e 2025, 75 homens, a partir dos 18 anos, fizeram o Caminho da Fé.
“Quando viemos com 45, aí repercutiu… até as esposas pediram para minha esposa começar a vir também com mulheres. Em 2024, ela veio duas vezes com 45 mulheres. Este ano, ela já veio em junho e retorna em dezembro com 60 mulheres, pela alta procura”.
Neste Ano Jubilar, a iniciativa se estendeu também para casais. O grupo realizou a primeira peregrinação de casais até a casa da Mãe Aparecida.
Segundo o idealizador, o grupo dos campistas já existia na cidade, com acampamentos mirins, jovens e adultos. Foi onde o casal fez sua experiência de fé. A partir dali, começaram a servir na Igreja como ministros, inclusive durante as caminhadas.
Cuiabá está a mais de 1.600 km de Aparecida. Por isso, o grupo executa um roteiro longo, que se inicia de avião. Os peregrinos desembarcam em Guarulhos (SP) e seguem de ônibus fretado até a cidade de Paraisópolis (MG). Na manhã seguinte, dão início à caminhada de fé, com duração de cinco dias.
Os peregrinos percorrem as seguintes cidades até chegar ao Santuário Nacional:
📍 Paraisópolis (MG)
📍 Luminosa (MG)
📍 São Bento de Sapucaí (SP)
📍 Campos do Jordão (SP)
📍 Gomeral (SP)
📍 Aparecida (SP).
Pelo caminho, vivem experiências marcantes de muita devoção, graças ao acolhimento das comunidades, às orações em conjunto e às partilhas. Caminham com a imagem da Mãe Aparecida e deixam rastros do amor de Nossa Senhora por onde passam.
“As cidades ficam nos esperando. Dona Nazaré, da cidade de Luminosa (MG), disse que a fé da cidade foi renovada pelo nosso grupo”, contou.
De acordo com Fábio, alguns padres da cidade gostam de acompanhar os peregrinos. O grupo sempre vai acompanhado de sacerdotes, que celebram missas e auxiliam espiritualmente durante a jornada.
Com o passar dos anos, Fábio contou ao portal A12 que foi reduzindo os remédios da depressão e que viu muitos milagres e curas na vida de outros colegas, como a restauração de matrimônios, a graça concedida a uma mulher que não conseguia engravidar e até mesmo a cura do câncer de um amigo.
O grupo colocou, no km 100 do Caminho da Fé, um sino para comemorar a cura desse amigo. O local acabou se tornando um marco. Muitas pessoas que passam por ali deixam fitinhas e fazem seus pedidos a Nossa Senhora.
Que a partir do testemunho deste grupo, você possa também viva uma experiência de renovação interior neste ano da Esperança! Nossa Senhora Aparecida, intercede pelas necessidades de cada um de seus filhos e, com Ela ao lado, somos todos peregrinos!
Leia + Jovem volta ao Santuário Nacional para agradecer aprovação no Exército
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.