Notícias

Há 91 anos, Nossa Senhora Aparecida era proclamada Padroeira do Brasil

De acordo com relatos da época, 1 milhão de pessoas estiveram presentes no Rio de Janeiro para festejar o reconhecimento do título

Escrito por Alberto Andrade

31 MAI 2022 - 15H28 (Atualizada em 31 MAI 2022 - 16H25)

CDM/ Santuário Nacional

No dia 31 de maio de 1931, Nossa Senhora Aparecida, já Rainha, foi proclamada Padroeira do povo brasileiro em cerimônia realizada no Rio de Janeiro (RJ), que na época, era capital federal. Foi a primeira vez que a imagem da Mãe saiu da cidade de Aparecida.

Leia MaisCuriosidades sobre a proclamação da Mãe Aparecida como Padroeira do Brasil150 anos da proclamação de Santo Afonso Doutor da Igreja

O título de Padroeira

A proposta de pedir para a Santa Sé a proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil aconteceu em setembro de 1929. O Cardeal Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra, arcebispo do Rio de Janeiro e o reitor do Santuário, Padre Antão Jorge Hechenblaickner apresentaram o pedido aos bispos presentes no Congresso Mariano, que foi realizado em Aparecida, nos 25 anos da Coroação da Mãe Aparecida como Rainha do Brasil. Em 16 de julho de 1930, o papa Pio XI assinou o decreto que proclamou Nossa Senhora Aparecida padroeira da nação. 


CDM do Santuário de Aparecida
CDM do Santuário de Aparecida

A grande festa

O mês de maio de 1931 foi escolhido para a grande festa da proclamação. Foram programadas atividades festivas de 17 a 24 de maio nas paróquias e de 24 a 31 de maio, nas dioceses. Na noite do dia 30 de maio, a imagem seguiu de Aparecida para o Rio de Janeiro nas mãos do Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva.

A historiadora Tereza Pasin, em entrevista ao A12 , deu detalhes da celebração.

"E a festa foi maravilhosa! A imagem foi levada de trem, com quatro vagões: o primeiro foi transformado numa capela e os outros três levaram os convidados. E assim, a viagem que deveria levar seis horas, levou dez. E as pessoas, sabendo que o 'trem de Nossa Senhora Aparecida' ia passar, foram às estações, onde o trem parou em todas elas.”, relatou.

Na manhã do dia 31, o clero e muitos fiéis recepcionaram a imagem na estação D. Pedro II, no Rio de Janeiro, atual Central do Brasil. Ela foi levada em carreata até a igreja de São Francisco de Paula, para uma missa campal.

CDM do Santuário de Aparecida
CDM do Santuário de Aparecida
O presidente Getúlio Vargas esteve na festa do título de Padroeira da Mãe Aparecida no Rio de Janeiro


A Consagração Solene de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil aconteceu na Esplanada do Castelo, na Baía de Guanabara. Entre os participantes da celebração estavam: o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, o ministro Oswaldo Aranha, o núncio apostólico Dom Aloísio Masella, o arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Cardeal Dom Sebastião Leme.

"Dom Leme deu a Nossa Senhora Aparecida o título de Padroeira do Brasil. No dia seguinte, enviou um telegrama ao Papa, informando a presença de 1 milhão de pessoas, o que era incrível para aquela época!”, disse Tereza Pasin.

Os jornais daquele tempo detalham “uma densa multidão” na recepção da Imagem. O número equivalia a toda a população carioca naquele ano. Foi o maior encontro católico brasileiro da época.

Em 30 de junho de 1980, o Governo Brasileiro reconheceu, civilmente, Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. A Lei 6.802 declarou o dia 12 de outubro como feriado nacional “para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil”.


::Relembre como foi a Missa em Ação de Graças aos 90 anos do Título de Padroeira do Brasil em maio de 2021


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.