Notícias

Hoje são celebrados 77 anos da visita da imagem de Nossa Senhora à cidade de São Paulo

“Viva a Mãe de Deus e Nossa"

Escrito por Letícia Dias

14 JUL 2022 - 11H03 (Atualizada em 14 JUL 2022 - 15H24)

CDM - Santuário Nacional

Há exatamente 77 anos, no dia 14 de julho de 1945, a imagem autêntica de Nossa Senhora Aparecida era recebida pelo então arcebispo de São Paulo, Dom Carmelo Mota, na Praça da Sé em São Paulo para a concentração na ‘Noite de Nossa Senhora’.

Eram 20h30, o povo entoava o popular hino religioso - ‘Viva a Mãe de Deus e Nossa’, quando o animador do evento anunciava a chegada da imagem. 

Leia Mais5 fatos sobre o restauro da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Na época, o saudoso Padre Oscar Chagas, C.Ss.R., esteve presente e pediu aos fieis que fizessem junto a ele o seguinte juramento:

Juro cumprir vossa lei, Senhor! Eu vos amo, e quero ser católico, em toda a minha vida, Senhor. Eu vos prometo obedecer sempre e aos vossos bispos que são responsáveis diante de Deus, pelas nossas almas, Senhor! Eu deposito este meu juramento nas mãos de Maria[...] Virgem Aparecida, defendei o vosso povo! Protegei o vosso Brasil! Organizai os vossos Filhos!”.

CDM - Santuário Nacional
CDM - Santuário Nacional

Em seguida, o arcebispo de São Paulo, conduziu um momento de consagração à Nossa Senhora com uma mensagem que o Papa Pio XII fez no Jubileu de Fátima ao coração Imaculado de Maria. Concluiu com uma saudação à Virgem Maria e concedeu a benção aos milhares de fieis reunidos no local.

Vigília de Nossa Senhora

O arcebispo introduziu a imagem de Nossa Senhora no interior da Catedral Metropolitana de São Paulo, onde foi realizada uma vigília com a presença de diversas congregações religiosas, Associações e Movimentos da Igreja.

O momento se estendeu até as 11h do dia seguinte, e cada vez mais pessoas se aglomeravam, dentro e fora da igreja.

CDM - Santuário Nacional
CDM - Santuário Nacional


Todos queriam chegar perto de Nossa Senhora, tocar o seu manto... beijar a sua fita”, diz a reportagem publicada, em 1946, no Suplemento Ecos Marianos da Basílica Nacional.

Última peregrinação da imagem

De acordo com o Padre Antônio Agostinho Frasson, C.Ss.R., a última vez em que a imagem autêntica de Nossa Senhora deixou o Santuário Nacional de Aparecida para peregrinar pelas cidades brasileiras foi em 1972, ou seja, há exatos 50 anos. Depois disso, houve a preocupação em preservar a estrutura para que ela não se degradasse”, afirmou.

Conheça a história da restauração da Imagem de Nossa Senhora Aparecida:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...