Desde o final de maio, algumas regiões do Nordeste estão sofrendo com fortes chuvas. Alagoas e Pernambuco são os estados mais afetados. A Regional Nordeste 2 da CNBB está realizando ações de socorro às famílias que sofrem com as chuvas.Leia MaisFamílias brasileiras atingidas por chuvas recebem kits da CáritasPapa Francisco reza por vítimas das chuvas em Pernambuco SOS Recife: Campanha ajuda famílias atingidas pelas chuvas
Entre as ações, estão as campanhas de arrecadação de contribuições e recursos financeiros para atender mais de 60 mil pessoas que estão desabrigadas e desalojadas nesses estados.
A Arquidiocese de Maceió arrecadou e distribuiu mais de 10 toneladas de itens como alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, materiais de higiene e de limpeza. O arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, em comunicado, agradeceu as doações:
“Meus irmãos e minhas irmãs, a Campanha Solidária não parou desde maio eu agradeço a todos que doaram para que muitas pessoas fossem socorridas em suas necessidades, mas quero pedir novamente contando com a generosidade e o bom coração de todo o povo de Deus”.
As igrejas ainda estão recolhendo roupas, agasalhos e cobertores, que podem ser entregues em qualquer uma das 60 paróquias da arquidiocese.
A Zona da Mata Sul e do Agreste de Pernambuco enfrenta as consequências das chuvas. Anteriormente, a Região Metropolitana também havia sofrido com enchentes e deslizamentos de terra. Mais de sete mil pessoas tiveram que deixar suas casas e 15 munícipios decretaram situação de emergência por causa do temporal. Em junho, o estado registrou 128 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.
Iniciativas na Diocese de Garanhuns
Nove cidades da Diocese de Garanhuns estão entre as mais atingidas e, por este motivo, a Igreja lançou a campanha “SOS AGRESTE MERIDIONAL”. A iniciativa tem o apoio da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 na arrecadação de alimentos não perecíveis, material de limpeza, produtos de higiene, colchões, agasalhos, água, roupas e lençóis.
O bispo de Garanhuns e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, convida todos a participar deste gesto solidário:
“Convocamos a todos para ajudarmos nossos irmãos dos municípios mais atingidos com as chuvas nos últimos dias. Nosso objetivo é promover um mutirão frente aos que estão desabrigados e em sofrimento neste momento”.
Sobre as ações práticas que a Igreja tem organizado em parceria com a Cáritas Diocesana para colaborar com essas famílias que estão sofrendo com o grande volume de chuva, o diretor espiritual da Cáritas enfatiza que:
“Graças a Deus houve uma mobilização solidária muito rápida. Em nossa diocese possui uma rede de solidariedade para aqueles que precisam, mas diante destas situações esta rede se inflamou de amor. Desde o início da situação das chuvas muitas paróquias fizeram coletas e acionaram os paroquianos e outras pessoas pedindo ajuda. As ações nas paróquias foram imediatas e rápidas para suprir as necessidades. São cestas básicas, roupas, colchões e cobertores que chegam até nós, realizamos as triagens e entregamos.
Muitas famílias estão sendo beneficiadas. Verdadeiramente se constituiu uma rede de solidariedade em nossa diocese. As paróquias das principais cidades afetadas pelas chuvas também estão atuando diretamente no acolhimento e colaborando com as famílias. Todas essas ações são resultado de uma consciência solidaria e que está funcionando muito bem”.
As doações ou gestos concretos de solidariedade podem ser entregues nas paróquias da diocese ou feitas por meio do PIX: cdpdegaranhuns@hotmail.com
Informações sobre a campanha “SOS AGRESTE MERIDIONAL” estão no site: https://www.diocesegaranhuns.org/noticias/sos-agreste-meridional-1186 e nas sedes regionais da Cáritas.
Fonte: CNBB e Vatican News
A degradação do cerrado
Dia do Cerrado: mais ameaçado do Brasil, bioma tem oito dos dez municípios com maior desmatamento
Ao retomar Audiências Gerais, Papa destaca fraternidade como resposta ao ódio
Papa Francisco ressaltou a fraternidade, compaixão e paz em sua Audiência Geral, refletindo sobre a viagem à Ásia e Oceania e pedindo solidariedade às vítimas de inundações na Europa.
Como se preparar para proclamar a Palavra de Deus na Santa Missa
Aprenda a ler a Palavra de Deus na missa com confiança. Siga as dicas sobre postura, preparo e leitura para transmitir a mensagem divina de forma eficaz. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.